Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2014

Uso de software não licenciado cai pela metade no Brasil
Estudo revela que software não licenciado é evitado por causa das ameaças de segurança
Uso de software não licenciado cai pela metade no Brasil
Foto: g1.globo.com

Na contramão da porcentagem mundial de software de PC instalado sem licença, que subiu de 42% em 2011 para 43% em 2013, o Brasil apresentou queda de 53% para 50%. O País tem ainda o menor índice entre as nações do BRIC e da América Latina, região que, por sua vez, teve a terceira taxa mais alta em relação às demais do globo (59%).

Para os usuários de computadores, o principal motivo para não terem instalados em suas máquinas softwares não licenciados são as ameaças de segurança representadas pelos malwares – que muitas vezes se instalam nas máquinas por meio de vírus, worms e spywares.

Entre suas preocupações específicas estão invasões por hackers e perda de dados. Entretanto, apesar desse receio, 50% dos softwares instalados em computadores pessoais no Brasil em 2013 não estavam devidamente licenciados.

Fim do mistério: cientistas explicam por que o seu fone enrola todo no bolso

Apesar de ainda ser alta, essa taxa sinaliza uma redução inédita no índice de uso de software não licenciado no Brasil, que pela primeira vez foi reduzido à metade. O País, além de ter a taxa mais baixa em relação às nações do Bric e países da América Latina, foi o que apresentou mais regularidade na queda desse índice. Desde 2007, o uso de software não licenciado tem baixado a uma média de 3% por biênio.

Os dados foram divulgados na Pesquisa Global da BSA (Business Software Alliance) sobre Software nesta terça-feira (24). O estudo é realizado a cada dois anos para a BSA, organização que representa várias empresas de software pelo mundo, pela IDC, que entrevistou usuários de computadores de 34 mercados, incluindo 22 mil consumidores e usuários comerciais de PC e mais de 2 mil gerentes de TI.

O diretor da BSA no Brasil, Frank Caramuru, afirma que os prejuízos causados pelo uso do software não original não afetam apenas a indústria de software.

— As consequências trazem danos econômicos para o País, que perde na arrecadação de impostos e sofre com a redução da oferta de trabalho.

Caramuru disse que os riscos são ainda maiores quando a prática chega ao ambiente corporativo. Segundo o estudo, somente 38% das empresas no Brasil possuem políticas escritas que exigem o uso do software licenciado. A média, entretanto, ainda é superior à mundial, de 35%.

De acordo com a pesquisa, gerentes de TI do mundo inteiro expressam preocupação de que o software não licenciado possa causar danos, mas menos da metade dizem estar totalmente confiantes de que o software de sua empresa está licenciado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir