Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2014

Rodízio em SP será prolongado na quinta por causa de jogo em Itaquera
Esta é a 2ª vez que prefeito toma medida para conter excesso de veículos. Na segunda (23), cidade teve tráfego intenso, mas sem caos no trânsito.
Rodízio em SP será prolongado na quinta por causa de jogo em Itaquera
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar o rodízio de veículos nesta quinta-feira (26) por causa do jogo entre Coreia do Sul e Bélgica , às 17h, na Arena Corinthians, na Zona Leste da capital. Carros com placas de finais 7 e 8 ficam proibidos de circular no Centro expandido, das 7h às 20h. O decreto do prefeito Fernando Haddad foi publicado nesta quarta-feira (25) no "Diário Oficial do Município".

Na segunda-feira (23), quando a Holanda enfrentou o Chile no estádio em Itaquera, a prefeitura tomou a mesma medida para favorecer o fluxo de veículos. As faixas de ônibus também tiveram seu funcionamento ampliado. No mesmo dia, o Brasil enfrentou Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Haddad chegou a propor a decretação de um feriado no dia da partida entre Brasil e Camarões – medida que não foi aprovada pelos vereadores. A administração municipal temia um novo caos no trânsito, como aconteceu antes da partida entre Brasil e México no dia 17, quando a capital paulista registrou 302 km às 15h.

Medidas funcionaram

Após demorar quase 2h30 no trânsito para chegar em casa no dia 17, o analista de recursos humanos Alexandre Gonçalves da Silva optou por usar o metrô na segunda-feira. Ele trabalha na região da Avenida Paulista, mas mora no bairro do Cangaíba, na Zona Leste.
"Apesar do transporte público estar lotado, é mais previsível do que ter vindo de carro. Vou chegar em casa mais cedo hoje do que no último jogo", contou o analista. Alexandre foi liberado às 13h10 do serviço, e afirmou que a flexibilidade do horário contribuiu na volta para casa.
Ele precisou fazer duas baldeações e pegar um ônibus no Terminal Penha, onde o tempo de espera foi maior. Após 2 horas de trajeto, o analista chegou em casa. "O que demorou foi a lotação chegar. Agora, o tempo total do trajeto foi dentro da normalidade", afirmou. Alexandre chegou a tempo de ver o jogo da Seleção ao lado da mãe, a aposentada Helena Rodrigues da Silva, de 66 anos.

Interdições

Nos dias de jogo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueia 26 pontos onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo. Em seis pontos passarão apenas veículos credenciados para a abertura e, outros dois, serão utilizados pelos moradores e comerciantes da região. As interdições, que costumam começar seis horas antes do jogo, devem começar por volta das 11h.

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido Bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido Bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à R. Castelo do Piauí.

A Radial Leste, junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido Bairro serão desviados para o Túnel Águia de Haia nos jogos. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a Avenidda dos Campanellas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir