Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2014

Tribunal europeu determina que França suspenda decisão sobre eutanásia
Esposa luta na Justiça para desligar aparelhos do marido
Tribunal europeu determina que França suspenda decisão sobre eutanásia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos disse à França para manter os aparelhos que alimentam e hidratam um homem tetraplégico, há quase seis anos em coma, enquanto examina um apelo de última hora feito por seus pais.

A pedido do tribunal foi feito nesta terça-feira, horas depois de os juízes franceses determinarem que os médicos deveriam ser autorizados a suspender a assistência médica que manteve Vincent Lambert vivo em estado vegetativo desde um acidente de moto, em setembro de 2008.

A situação de Lambert e um outro caso em que um tribunal na quarta-feira absolveu um médico acusado de acelerar a morte de sete pacientes terminais por injeção letal estão levando a pedidos para uma revisão das leis ambíguas da França sobre a eutanásia.

Entidade suíça de assistência à eutanásia ajudou 459 pessoas a morrer em 2013
Bélgica descriminaliza eutanásia em menores de idade
Justiça francesa decidirá sobre vida de doente em estado vegetativo
O pedido do tribunal europeu deve adiar por meses ou mesmo anos o resultado de uma batalha legal em que os pais de Lambert estão resistindo às tentativas da esposa do paciente, Rachel, para a retirada dos equipamentos.

O tribunal com sede em Estrasburgo disse em um comunicado que o caso seria tratado "de acordo com o procedimento mais rápido possível." Um porta-voz reconheceu que até mesmo os procedimentos de emergência podem levar meses ou até um ou dois anos.

Vincent Lambert , um enfermeiro com mais de 30 anos, está em coma desde o acidente e está em estado vegetativo. Sua equipe médica estava pronta desligar o equipamento de alimentação e hidratação antes de seus pais garantirem uma liminar em janeiro passado.

Fonte: odia.ig.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir