Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2014

São Paulo terá esquema especial para receber argentinos
Plano é fazer a triagem perto da saída do metrô e concentrar os visitantes no Fifa Fan Fest
São Paulo terá esquema especial para receber argentinos
Foto: g1.globo.com

SíO PAULO — A possível invasão de argentinos em São Paulo para a partida da seleção de seu país contra a Suíça, marcada para a próxima terça-feira, no Itaquerão, já preocupa as autoridades da área de segurança paulistas, que querem se precaver de conflitos. Segundo o coronel Wagner Tardelli, do CPCopa (Policiamento da Copa em São Paulo), o esquema para o jogo será o mesmo de Chile x Holanda, quando as triagens dos torcedores ficaram ainda mais próximas dos portões de saída da estação Itaquera do metrô.

Na ocasião, foi implementada uma checagem de ingressos antes mesmo do "check point" com policiais militares. O coronel informou que na área do estádio o esquema de segurança está dando certo.

- Assim como ocorreu com os chilenos, que puderam ficar estacionados com carros e trailers no Anhembi, a prefeitura deve disponibilizar um espaço para os argentinos que vierem a São Paulo de carro - disse Tardelli, que nesta sexta-feira terá mais uma reunião com a Prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Os locais destinados para o acampamento dos argentinos serão o Anhembi (Sambódromo) e o Autódromo de Interlagos. Tardelli informou que a área da Vila Madalena, na Zona Oeste da cidade, é uma preocupação para a PM. Por conta da quantidade de bares, e por ser ponto de encontro de jovens, o bairro já estaria saturado.

- Contamos com a ajuda da imprensa para divulgar que há outras opções de lazer e de restaurantes e bares na cidade. O bairro não comporta tanta gente e a diversão pode ser prejudicada.

Uma ideia da prefeitura é tentar concentrar os argentinos na Fifa Fan Fest, que em São Paulo comporta 25 mil pessoas. O artifício foi usado em Porto Alegre, onde a festa recebeu cerca de 19 mil argentinos. A prefeitura está trabalhando com dados oficiais do Rio Grande do Sul sobre a chegada e a presença de argentinos durante o Mundial, além de usar números da SPTuris, a empresa de turismo de São Paulo, e da Fifa.

Por via terrestre, entre 18 e 25 de junho entraram 36.200 argentinos no Rio Grande do Sul. Além da fronteira terrestre, houve ainda 74 vôos, sendo 18 fretados, de Buenos Aires para Porto Alegre. O SPCopa, comitê da Copa em São Paulo, e o consulado da Argentina no Brasil, acreditam que os números serão semelhantes ou até menores, já que Porto Alegre é mais próxima da fronteira entre os dois países.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir