Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2014

Atirador quase abateu suspeito em arena paulista na abertura da Copa
Informa��o � do jornal Folha de S. Paulo. Agente da PM se aproximou da tribuna de honra armado e colocou em alerta o sniper, que pediu autoriza��o para fazer disparo
Atirador quase abateu suspeito em arena paulista na abertura da Copa
Foto: globoesporte.globo.com

Faltou pouco para ocorrer uma morte na Arena Corinthians, em S�o Paulo, na abertura da Copa do Mundo, no �ltimo dia 12, entre Brasil e Cro�cia. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", um atirador de elite da Pol�cia Civil avistou um homem armado pr�ximo � tribuna de honra, onde estavam a presidente Dilma Rousseff, o secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, al�m de v�rios chefes de estado e autoridades da Fifa (inclusive o presidente da entidade, Joseph Blatter). O policial chegou a pedir autoriza��o a seus superiores para abater o suspeito.

O jogo j� havia come�ado quando um homem usando uniforme do Gate (Grupo de A��es T�ticas) da Pol�cia Militar foi avistado pelo atirador (que � do GER � Grupo Especial de Resgate da Pol�cia Civil) pr�ximo ao camarote. A princ�pio, o policial militar n�o tinha autoriza��o para circular pela �rea restrita e, por isso, houve a desconfian�a.

O disparo acabou evitado ap�s o homem do Gate ser reconhecido como policial. A Secretaria de Seguran�a Publica de S�o Paulo confirmou o incidente.

Tens�o na sala de comando

Em uma posi��o estrat�gica, com vis�o para o camarote das autoridades, o atirador avisou a seus superiores que havia uma pessoa n�o identificada, usando uniforme do Gate e armada se aproximando da tribuna. A resposta da sala de comando foi de que n�o havia nenhum PM na �rea. Ent�o, o sniper (como os atiradores s�o chamados) pediu autoriza��o para abater o suspeito.

Como o disparo certamente causaria p�nico e tumulto no est�dio, lotado por 62.103 torcedores, a ordem foi para que o atirador esperasse. Minutos depois, um policial que estava na sala analisou as imagens do monitoramento e reconheceu o suspeito como sendo
mesmo um agente do Gate.

O epis�dio provocou uma crise entre as pol�cias Civil e Militar de SP. A Civil afirma que o policial do Gate n�o tinha autoriza��o para estar ali. J� a PM alega que o agente foi deslocado para l� a fim de investigar uma suspeita de bomba, que acabou n�o sendo confirmada.

Em nota divulgada pelo jornal, a Secretaria da Seguran�a P�blica reconheceu, mas minimizou o problema:

- A Secretaria da Seguran�a P�blica esclarece que, no epis�dio em quest�o, houve um erro de comunica��o que foi rapidamente sanado, sem maiores consequ�ncias.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir