Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 30-06-2014

Sete aspectos da vida no Brasil que mudaram com o Real
Houve um tempo em que os brasileiros recebiam seus sal�rios e corriam para fazer a compra do m�s, porque no dia seguinte os pre�os poderiam estar mais altos.
Sete aspectos da vida no Brasil que mudaram com o Real
Foto: www.maratimba.com

Nos supermercados, era comum ver os clientes se apressando para pegar as mercadorias antes que os temidos remarcadores passassem mudando as etiquetas.
Despensas e freezers eram itens essenciais para muitas fam�lias e se uma alta da gasolina era anunciada, em minutos os postos de combust�vel se tornavam o ponto final de uma peregrina��o de carros a perder de vista.
H� exatos 20 anos, o real colocou um ponto final nessa luta di�ria dos brasileiros para garantir o poder de compra do seu dinheiro.
Lan�ado em 1� de julho de 1994, a atual moeda brasileira marcou o fim de um longo per�odo em que o pa�s teve de conviver, primeiro, com o descontrole de pre�os. Foram tr�s d�cadas de infla��o alta, que culminaram em taxas anuais de mais de 2.000% na primeira metade dos anos 90.
Segundo, com uma sucess�o de planos econ�micos, mudan�as de moeda e medidas anti-inflacion�rias hoje inimagin�veis, como o confisco do Plano Collor.
Em uma tentativa de colocar essa trajet�ria em perspectiva, a BBC Brasil fez, com a ajuda de economistas, um levantamento dos sete aspectos da vida dos brasileiros que mudaram com o real e a estabiliza��o da economia.
A lista inclui desde mudan�as no dia a dia das fam�lias at� aquelas que contribu�ram para transformar o quadro econ�mico e social do pa�s.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir