Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2014

Produção do pré-sal ultrapassa 500 mil barris por dia
Pré-sal corresponde a cerca de 22% do total da produção, diz Petrobras. Em 2018, será 52% do total produzido, chegando a 3,2 milhões de barris
Produção do pré-sal ultrapassa 500 mil barris por dia
Foto: g1.globo.com

A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras na província do pré-sal nas bacias de Campos e Santos superou 500 mil barris por dia, batendo novo recorde de produção diária. A cerimônia de comemoração aconteceu na manhã desta terça-feira (1º) na sede da empresa, no Centro do Rio, e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Desse volume, 78% correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à contribuição das empresas parceiras da companhia nas diversas áreas de produção da camada do pré-sal. "Hoje estamos com a previsão de fechar, até as 17h, 515 mil barris", declarou o diretor da exploração e produção da Petrobras, José Miranda.
Segundo a Petrobras, a contribuição do pré-sal será decisiva para a empresa alcançar as metas estabelecidas no Plano de Negócios e Gestão (PNG) para o período de 2014 a 2018. A produção do pré-sal corresponde, atualmente, a cerca de 22% do total da produção de 2,1 milhões de barris de petróleo por dia.
"O fato é que nós temos de 10 a 15 bilhões de barris de óleo de volume potencialmente recuperável. Nosso número fica nesse horizonte. E são dados importantes: são 17 poços perfurados, 12 testados, 100% de resultado positivo a favor da Petrobras, 25 poços que temos em produção do pré-sal, 520 mil barris dia. Eles nos levam a crer que, de fato, temos um excepcional potencial de produção", disse a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Investimentos
De acordo com a Petrobras, nos próximos cinco anos, serão investidos cerca de US$ 70 bilhões na construção de poços exploratórios e de desenvolvimento da produção no Brasil, montante que corresponde a 32% dos investimentos globais da companhia previstos no PNG e a 46% dos investimentos programados para a área de Exploração e Produção no Brasil.
A produção de 520 mil barris por dia foi alcançada oito anos após a primeira descoberta de petróleo na camada do pré-sal, ocorrida em 2006. Ainda em 2014, duas novas plataformas entrarão em operação no pré-sal da Bacia de Santos. As plataformas de Mangaratiba, Iracema do Sul, e Ilhabela, em Sapinhoá Norte, terão capacidade de produzir até 150 mil por dia.
"Mantidas as premissas do plano de negócio de 2014 e planejamento estratégico para 2030, teremos, sim, o resultado econômico esperado com esses excedentes da cessão onerosa. Significam volumes potencialmente recuperáveis. É uma economia US$ 18 bilhões para a Petrobras nesse intervalo 2015 a 2021 por esses excedentes", frisou a presidente da estatal.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir