Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2014

Morre, aos 79 anos, o poeta e jornalista Ivan Junqueira, membro da ABL
O poeta e jornalista Ivan Junqueira, sexto ocupante da Cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu nesta quinta-feira (3/7), vítima de insuficiência respiratória, no Hospital Pró-Cardiaco, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O corpo
Morre, aos 79 anos, o poeta e jornalista Ivan Junqueira, membro da ABL
Foto: portalimprensa.com.br

Com destaque no meio acadêmico, Junqueira trabalhou como redator e subeditor nos principais jornais cariocas, entre eles Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo em 1963. Em nota lamentando o ocorrido, a Academia Brasileira de Letras determinou luto de três dias e, por meio de seu presidente, ressaltou a figura do acadêmico.

"A morte do Acadêmico Ivan Junqueira é uma grande perda para a Academia. Acadêmico exemplar, Ivan engrandeceu a Casa à qual serviu durante 14 anos com exação, competência e dedicação. Grande poeta, mestre indiscutível nas artes do ensaio crítico e da tradução literária, Ivan deixa um legado que enriquece a nossa tradição e a história literária do Brasil", diz Geraldo Holanda Cavalcanti sobre o escritor.

Ao G1, a editora Rocco confirmou que vai lançar, ainda neste ano, dois livros inéditos do poeta. "Reflexos do Sol Posto" e "Essa Música", que devem chegar às livrarias até outubro. Ivan Junqueira deixa viúva a jornalista e escritora Cecília Costa Junqueira e cinco filhos.

Fonte: portalimprensa.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir