Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2014

Mais uma morte é confirmada em desabamento de viaduto em BH
Corpo de homem de 25 anos foi encontrado durante a madrugada. Viaduto estava em fase de acabamento e algumas escoras foram retiradas.
Mais uma morte é confirmada em desabamento de viaduto em BH
Foto: g1.globo.com

Mais uma morte, provocada pelo desabamento de um viaduto foi confirmada, na madrugada desta sexta-feira (4), em Belo Horizonte. A segunda vítima do acidente é um homem que dirigia um carro esmagado pela estrutura de concreto.

Durante a madrugada, foi retirado o corpo do homem de 25 anos, motorista do carro que estava debaixo do viaduto. Imagens mostram o trabalho de retirada do carro. A equipe estava tentando erguer a estrutura para arrastar o veículo. Mas, mudou a estratégia. Começou a quebrar o asfalto e jogar água para amolecer a terra debaixo da pista para arrastar o carro.

A área continua interditada. Ainda não foi divulgada a maneira como será feita a retirada do viaduto. Ele seria entregue em julho e faz parte das obras de mobilidade para a Copa do Mundo.

O desabamento foi em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte, que dá acesso ao Aeroporto de Confins, ao Mineirão, a várias cidades da região metropolitana e a bairros populosos da zona norte da capital mineira.

O trabalho das equipes de resgate foi complicado. A maior dificuldade era retirar o carro e os caminhões que ficaram presos debaixo de toneladas de ferro e concreto.

Uma força tarefa foi chamada para desmontar a estrutura e retirar os veículos. Dezenas de homens do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da prefeitura participam do trabalho. Até um batalhão de engenharia do Exército foi convocado para ajudar.

"Ele vai continuar por tempo indeterminado até que a gente tenha acesso ao veículo, retire o veículo e a vítima presumida que está naquele veículo, ou vítimas não sabemos. E depois iniciaremos um trabalho de demolição desse viaduto, para que possamos liberar a via", afirma o Tenente Coronel Edgar Estevo da Silva, do Corpo de Bombeiros.

O viaduto estava em fase de acabamento e, de acordo com a secretaria municipal de obras, algumas escoras foram retiradas. A obra faz parte do plano de mobilidade urbana para a

Copa do Mundo, com verba federal e executada pela prefeitura de Belo Horizonte. As imagens divulgadas na internet mostram o momento em que a estrutura desabou. Quatro veículos foram atingidos.

"Um barulho muito alto. As pessoas do prédio se assustaram, saíram, falou assim que tremeu o prédio inteiro", diz Renata Soares, vendedora.

Penélope aparece em um vídeo que mostra o desespero dos passageiros. "Eu entrei, não sentei na frente. Sentei no penúltimo banco, então, nasci de novo", diz Penélope Pelegrine, vendedora.

"Eu vi o viaduto caindo. Ele caiu na ponta do ônibus, ele levantou a traseira e todo mundo desesperado", afirma Enilson Luiz, passageiro

A motorista do ônibus morreu no local. A filha dela, de cinco anos, machucou a cabeça. "A menininha dela estava com ela. Ela empurrou a menininha pra trás. Tentou parar o ônibus, não conseguiu parar", revela um homem.

O prefeito Márcio Lacerda visitou o local do acidente e falou sobre as investigações. "Não sabemos se é falha de projeto ou falha de construção. Serão feitas todas as perícias, um inquérito judicial precisa ser aberto também", afirma o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, do PSB.

Imóveis no entorno do viaduto foram vistoriados e os moradores foram autorizados a voltar para casa. Peritos analisam o que restou da estrutura. A empresa responsável pela obra, a Cowan, divulgou nota informando que enviou uma equipe técnica para iniciar as investigações. E que está prestando apoio às vítimas e às famílias.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir