Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2014

Hamas e Israel planejam cessar-fogo "nas próximas horas"
Agressão entre Israel e palestinos cresceu após assassinatos de jovens de ambos os lados. Trégua foi intermediada pelo Egito
Hamas e Israel planejam cessar-fogo
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O grupo palestino Hamas e Israel devem anunciar nas próximas horas um cessar-fogo após trocarem tiros ao longo desta semana perto da Faixa de Gaza, segundo a BBC apurou. Uma fonte ligada ao grupo palestino disse que a trégua foi intermediada por funcionários de inteligência egípcios.

Quinta: Israel reforça presença de tropas perto de Gaza em meio ao aumento de tensão

Quarta: Palestinos entram em choque com forças de Israel após descoberta de corpo

Dezenas de foguetes lançados de Gaza atingiram o sul de Israel nos últimos dias, e o país respondeu com ataques aéreos. Enquanto isso, há tensão em Jerusalém Oriental por causa do funeral de um adolescente palestino assassinado.

Já houve dois dias de confrontos entre palestinos e a polícia por causa do sequestro e assassinato do adolescente Mohammed Abu Khdair, de 17 anos.

Grupo nega envolvimento: Israel diz que Hamas "pagará preço" por morte de jovens

Terça: Dezenas de milhares em Israel participam de funeral de adolescentes sequestrados

O motivo de sua morte ainda não foi confirmado, mas suspeita-se que tenha sido um ato de vingança pelo recente assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia. A polícia israelense está investigando. O funeral do adolescente palestino foi adiado, o que aumentou a tensão.

Contatos "intensos"

A fonte do Hamas disse à BBC que "contatos intensos" entre o grupo e autoridades egípcias "conseguiram atingir uma nova trégua entre o Hamas e Israel", e que um cessar-fogo seria anunciado em poucas horas.

A fonte disse que o Hamas estava preparado para parar de lançar foguetes em troca de uma de garantia de Israel de que encerrará os aéreos ataques.

O correspondente da BBC em Jerusalém, Kevin Connolly, diz que o Hamas, um desdobramento da Irmandade Muçulmana, ficou enfraquecido após movimentos do governo militar egípcio para esmagar a Irmandade em casa e não poderia sustentar, sozinho, uma escalada das tensões. Israel argumenta que só ataca Gaza em resposta ao lançamento de foguetes.

Reação: Israel lança ataque aéreo contra Gaza

O correspondente da BBC na Cidade de Gaza, Rushdi Abualouf, diz que os contatos entre o Hamas e o Egito parecem ter acalmado a situação no local. O número de foguetes disparados contra o sul de Israel caiu e Israel não lançou novos ataques a Gaza, diz.

Anteriormente, Israel havia enviado forças extras para a fronteira com a Faixa de Gaza, depois que vários foguetes atingiram alvos no sul do país. O movimento israelense levou os temores de uma escalada da violência.

No entanto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel só agiria se houvesse novos ataques com foguetes. "Estamos prontos para duas opções no sul. Se os ataques em direção a nossas cidades cessarem, nossas ações também cessarão. A segunda opção é os ataques continuarem, o que levará nossas forças a agir vigorosamente no local ", disse.

Na quinta-feira, dez palestinos ficaram feridos em um ataque aéreo israelense em Gaza. Alertas de ataque aéreo soaram em comunidades em todo o sul de Israel e há relatos de que um soldado foi levemente ferido por um ataque de foguetes em Eshkol.

Funeral de garoto palestino

Em Jerusalém Oriental, o funeral de Mohammed Abu Khdair estava programado para ocorrer após as orações de meio-dia de quinta-feira. Com o horário do enterro se aproximando, a família acusou as autoridades israelenses de segurar o corpo desnecessariamente – o que foi negado pela polícia.

Autoridades disseram que o funeral tinha sido adiado para que um exame pudesse ser concluído. Segundo a família do adolescente, a polícia disse que o seu corpo seria liberado nesta sexta-feira, mas ainda pode haver atrasos. A autópsia está sendo conduzida por médicos palestinos e israelenses.

Dia 27: Israel aponta dois militantes do Hamas como principais suspeitos em sequestro

Dia 15: Premiê de Israel acusa Hamas de sequestrar adolescentes desaparecidos

O adolescente foi visto sendo forçado a entrar em um carro em Shufat, Jerusalém Oriental, na manhã de quarta-feira, e seu corpo foi encontrado mais tarde em Jerusalém Ocidental.

Isso ocorreu depois que os corpos dos três seminaristas israelenses foram encontrados perto da cidade de Hebron na segunda-feira, duas semanas e meia após eles serem sequestrados. Eles foram enterrados na terça-feira.

Abril: Hamas e Fatah anunciam acordo de reconciliação e governo de unidade

Netanyahu culpou o Hamas pelas mortes e pediu ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, que desfaça o acordo de seu movimento, o Fatah, com o grupo. O Hamas negou envolvimento com os assassinatos.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir