Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2014

Dilma inaugura hospital em Porto Alegre

Dilma inaugura hospital em Porto Alegre
Foto: g1.com.br

Ao inaugurar o Hospital Restinga e Extremo-Sul, na zona sul de Porto Alegre, a presidenta Dilma Rousseff voltou a defender a cria��o do Programa Mais M�dicos e lembrou que, em menos de um ano, a pol�tica de importar profissionais de outros pa�ses beneficiou mais de de 50 milh�es de pessoas, em todo o pa�s.

No �ltimo dia para inaugura��o de obras, conforme determina a legisla��o eleitoral, a presidenta destacou a parceria entre os governos federal, estadual e municipal para a constru��o do hospital e lembrou as dificuldades que o pa�s tem para suprir a car�ncia de m�dicos.

"O m�dico leva seis anos para se formar e ainda tem de fezer a resid�ncia. O Brasil tinha uma grande defici�ncia de m�dicos - em algumas regi�es, n�o havia nenhum m�dico. Hoje, podemos dizer que est� conclu�do no Brasil inteiro o programa que come�amos h� praticamente dez meses. Portanto, [o Programa Mais M�dicos] foi uma decis�o correta. Temos mais de 14 mil [profissionais estrangeiros trabalhando em postos de sa�de nas capitais, nas regi�es metropolitanas, nas periferias, nas cidade m�dias. Temos m�dicos espalhados nas pequenas cidade e pelo pa�s inteiro", disse Dilma.

A presidenta ressaltou que o Mais M�dico melhorou o atendimento de sa�de no pa�s. "Um tratamento humanizado, em que as pessoas s�o tocadas, examinadas e atendidas. Fico muito feliz de estar aqui porque, al�m de ser algo important�ssimo para a Restinga, � algo que demonstra para o Brasil que � poss�vel e poder� ser feito mais."

O prefeito de Porto Alegre, Jos� Fortunati, disse que a obra beneficiar� mais de 110 mil pessoas de seis bairros da cidade e ter� 100% dos atendimentos pelo Sistema �nico de Sa�de (SUS). Para ele, este � o melhor hospital, p�blico ou privado, da cidade.

"N�o � padr�o Fifa, � padr�o sa�de p�blica, padr�o do sistema de sa�de que n�s queremos. � o primeiro hospital totalmente p�blico inaugurado em Porto Alegre nos �ltimos 40 anos e ter� atendimento 100% SUS. N�o ser� uma ilha isolada do sistema geral de sa�de p�blica, far� parte do sistema regional, incorporando todo o sistema e ser� uma grande refer�ncia para a cidade."

Na primeira etapa de funcionamento, o hospital ter� 62 leitos de interna��o e 25 de observa��o. A previs�o � que a unidade de sa�de, cuja manuten��o ser� custeada pelo governo federal, conte com 170 leitos quanto estiver em pleno funcionamento, no ano que vem.

Durante a cerim�nia de inaugura��o, o ministro da Sa�de, Arthur Chioro, assinou uma portaria que libera R$ 29,9 milh�es para manuten��o do hospital. O recurso ser� repassado para a prefeitura de Porto Alegre, administrar� a unidade

Fonte: g1.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir