Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-07-2014

Uma mensagem para os farrapos e os tapetes
Nunca conheci algu�m que fosse contra os pobres e os analfabetos. Sim, n�o h� quem seja contra eles - e muito pelo contr�rio. � realmente curioso: dos mais finos sal�es frequentados pelos l�deres mundiais aos menores e mais simples pr�dios das administra�
Uma mensagem para os farrapos e os tapetes
Foto: www.maratimba.com

No entanto, eles continuam existindo. A humanidade j� tem riqueza e tecnologia suficientes para eliminar a pobreza, mas l� est�o eles! Seja ao redor das mais requintadas capitais europ�ias, nos sub�rbios das metr�poles norte-americanas ou nos vibrantes centros asi�ticos, l� estar� um farrapo, testemunha viva da hipocrisia de uma ra�a.

Dizem alguns que os farrapos incomodam. Deve ser verdade. Afinal, enquanto gasta-se, sob as nossas vistas, tantas fortunas com armas, corrup��o e desmandos administrativos, l� est� um irm�o nosso a nos lembrar que talvez estejamos sendo omissos. Sim, os farrapos incomodam muita gente. H� que se afast�-los da paisagem, pois. Mas como fazer? Afinal, n�o nos esque�amos de que todos s�o a favor deles!

A solu��o tem sido t�o sutil quanto cruel: como n�o se pode proibir a presen�a dos farrapos, a sa�da � escond�-los e convenc�-los a n�o aparecer.

Na Fran�a, por exemplo, um bairro chique convivia com a mis�ria de alguns casebres instalados a poucos metros. O governo local, ao inv�s de enfrentar o problema da pobreza, decidiu ser melhor levantar um muro para separar as duas comunidades. Ao inv�s de acabar com a barreira da vergonha, optou-se pela vergonha da barreira.

Iniciativas assim tem proliferado. Seja nos muros constru�dos entre pa�ses, seja naqueles que cercam pequenas comunidades do interior da Fran�a, Alemanha e Su��a, l� estar� alguma verdade desagrad�vel sendo varrida para debaixo dos tapetes - que, no entanto, algum dia n�o ter�o mais espa�o.

H� tamb�m a op��o por mecanismos mais sutis - o idioma � um deles. E assim, em Shanghai, virou moda dar nomes ingleses �s lojas e estabelecimentos que os indesej�veis n�o deveriam frequentar. O processo de sele��o passou a ser natural: afinal, n�o se espere de uma pessoa menos favorecida pela vida que v� a um "Mall" frequentar um "Barbecue Place" e pedir um "steak" com "smashed potato" - ser� humilha��o na certa!

Esta forma de exclus�o passou a ser utilizada de forma t�o intensa e extensa que o pr�prio governo da China acabou por proibir nomes estrangeiros e card�pios em ingl�s - afinal, respeite-se o idioma p�trio!

Uma outra forma de convencimento, igualmente eficiente, tem sido o clamor pela seguran�a. Funciona assim: quando um indesej�vel ousa entrar em um ambiente que n�o lhe � destinado, imediatamente surge a presen�a constrangedora de um seguran�a nas proximidades.

� realmente curioso: nos EUA, 53% dos furtos acontecidos em lojas s�o fruto da a��o de representantes das classes alta e m�dia daquele pa�s - os preju�zos montam a mais de US$ 2 bilh�es anuais. Enquanto isso, recentemente, um grupo de brasileiros foi recepcionado em um "Shopping" de Las Vegas com a seguinte mensagem, veiculada no sistema de alto-falantes: "reforcem a seguran�a, pois h� brasileiros circulando".

Mas deixe isso pra l�! � domingo. V� a alguma "steak house" e saboreie um bom "barbecue" - s� tome o cuidado de pisar macio no tapete, pois pode haver algu�m varrido para debaixo dele.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir