Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2014

Aquecimento global deve provocar diminuição do número
Dias ensolarados seriam os responsáveis pela suposta diminuição do nascimento de pessoas com cabelos avermelhados
Aquecimento global deve provocar diminuição do número
Foto: revistamarieclaire.globo.com

O aquecimento global pode provocar a diminuição da quantidade de ruivos na Escócia. O país, que reúne o maior número de pessoas no mundo com o gene que deixa os cabelos avermelhados, deve verificar menos nascimentos de bebês da etnia nos próximos anos, segundo especialistas. O motivo seria o aumento de dias ensolarados na região, informou o site Mail Online.

Os especialistas acreditam que os ruivos surgiram por conta de uma adaptação genética que ajuda pessoas a absorverem mais facilmente os raios de sol em regiões onde há poucos dias ensolarados, como é o caso da Escócia. O objetivo seria aumentar a produção de vitamina D. Porém, com o aquecimento global, a mudança deixaria de ser necessária, o que poderia causar a extinção do gene.
Cerca de 1% a 2% da população mundial tem cabelos naturalmente ruivos, enquanto no país nórdico este número sobe para 13%, o equivalente a cerca de 650 mil pessoas.
"Nós achamos que na Escócia, Irlanda e no norte da Inglaterra é a adaptação ao clima. Não temos sol suficiente para captar toda a vitamina D. Se houver menos nebulosidade e mais sol, haverá menos pessoas carregando o gene", afirmou o diretor da clínica de testes genéticos ScotlandsDNA, Alastair Moffat.
Apesar da teoria de extinção, os especialistas acreditam que várias gerações ainda devem produzir bebês ruivos, pois cerca de 20 milhões de britânicos e irlandeses carregam o gene.


Fonte: revistamarieclaire.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir