Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2014

Mulher com câncer se submeteu à técnica de resfriamento
“Tenho certeza que o fato de não perder os cabelos e cílios me ajudou a manter o ânimo”, disse
Mulher com câncer se submeteu à técnica de resfriamento
Foto: revistamarieclaire.globo.com

Shelley Cain foi diagnosticada com câncer de mama em junho do ano passado, aos 38 anos de idade. A princípio, os médicos foram positivos e disseram que, provavelmente, ela só precisaria de uma cirurgia para remover o caroço. Mas quando os exames revelaram que o câncer havia atingido os tecidos, ela recebeu a notícia de que seria necessário enfrentar sessões de quimioterapia e radioterapia.

A partir de então, prometeu a si mesma, que lutaria por sua vida e aparência para o bem dos filhos - um de seis e outro de 10 anos. Para isso, Shelley decidiu se submeteu a agonizantes sessões de resfriamento do couro cabeludo a fim de evitar que os fios caíssem durante a quimioterapia, informou o jornal britânico "Daily Mail".

A decisão foi tomada depois de a filha Rubi lhe pedir para que não ficasse careca. Shelley recorreu a técnica chamada de "cold cap" (capacete frio), que reduz a temperatura da região a 4 graus negativos. Apesar de os médicos não garantirem o sucesso do procedimento, ela suportou três sessões agonizantes e garantiu a permanência do cabelo, cílios e sobrancelhas ao longo de todo o tratamento do câncer. "Era insuportavelmente frio e doloroso", contou ao jornal.


Mas o desejo de parecer o mínimo doente possível para os filhos falou mais alto. Eles haviam acabado de ver um amigo da família morrer de câncer e foi devastador. "Eu não queria assunta-los ao me ver doente e perdendo o cabelo. Eu queria que eles reconhecessem a mãe deles e não se assustassem com a minha aparência", disse. "E psicologicamente, eu tenho certeza que o fato de não perder os cabelos e cílios me ajudou a manter o ânimo."

Além disso, Shelley se forçava todos os dias a sair da cama, se vestir e se maquiar para se evitar ao máximo a sensação de um paciente com câncer. Agora, ela acredita que todo esse esforço foi importantíssimo para mantê-la positiva ao longo de todo o tratamento e também responsável por salvar a sua vida.

Para as mulheres, a perda do cabelo pode ser particularmente traumática. "A queda dos fios pode alterar drasticamente a sensualidade e como elas percebem a si mesmas. Muitas questionam se os parceiros ainda vão achá-las atraentes, enquanto outras, temerosas de que as pessoas notem a queda dos fios, optam pela reclusão", explicou o médico Bessan Farjo, especialista em questões capilares.

Fonte: revistamarieclaire.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir