Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2014

Apple é derrotada em processo sobre patente do app Siri
Empresa alega desconhecimento da existência de programa similar na China
Apple é derrotada em processo sobre patente do app Siri
Foto: veja.abril.com.br

A Apple foi derrotada em uma ação judicial na China relacionada a direitos de propriedade intelectual do software de reconhecimento de voz Siri. A batalha legal começou em 2012, quando a empresa Zhizhen Network Technology, com sede em Xangai, acusou a empresa de Cupertino de ter copiado um aplicativo com funções similares às da assistente pessoal Siri.
No processo, a Apple pediu à agência de regulação de patentes da China, sob autoridade do Escritório Estatal de Propriedade Intelectual, que declarasse nula a patente original da Zhizhen, mas o pedido foi rejeitado. A empresa americana decidiu então apelar ao Tribunal de Pequim. "A corte não deu razão à causa apresentada pela Apple", anunciou o tribunal em um comunicado sobre o caso da empresa americana contra a agência estatal.

A corte completou que a patente da Zhizhen continua sendo válida. Com a decisão, a Apple pode ter que entrar em um acordo com a Zhizhen para continuar a oferecer a Siri aos usuários de seus dispositivos móveis. "Estamos abertos a manter negociações razoáveis com a Zhizhen", disse uma fonte da Apple, em Pequim.

O aplicativo Siri, que obedece a comandos de voz do usuário, estreou com o lançamento do iPhone 4S, em 2011. Algum tempo antes, a Zhizhen havia apresentado um aplicativo, o "Xiao i Robot", que funciona de maneira similar. "Infelizmente não estávamos a par da patente da Zhizhen antes de lançar o Siri, e não acreditamos ter violado esta patente", disse a fonte da Apple.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir