Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2014

Novo exame de sangue pode prever Alzheimer
Um passo muito importante nas pesquisas sobre o Alzheimer foi dado por cientistas britânicos, ao criarem um novo exame de sangue que pode prever as chances de uma pessoa desenvolver a doença.
Novo exame de sangue pode prever Alzheimer
Foto: bahianoticias.com.br

Um estudo realizado em cerca de 1.000 pessoas identificou um conjunto de proteínas no sangue que pode antever o surgimento do mal de Alzheimer com 87% de precisão. Os resultados do trabalho, publicado na revista científica Alzheimers & Dementia, serão usados para aprimorar os testes com novos medicamentos para a doença, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo. Os especialistas alertam que ainda não há previsão para que o exame esteja disponível em clínicas ou hospitais da Grã-Bretanha. Segundo o líder da pesquisa, Simon Lovestone, da Universidade de Oxford, "nós queremos poder identificar o quanto antes as pessoas que vão precisar fazer exames mais aprofundados num futuro próximo". "Como não há tratamento, muitas pessoas podem questionar o valor de um exame de sangue. Mas as pessoas vêm ao consultório saber o que está acontecendo com elas e atualmente eu não posso dizer", acrescentou.

Os pesquisadores investigaram diferenças no sangue de 452 pessoas saudáveis, 220 com danos cognitivos moderados e 476 com Alzheimer. Eles puderam confirmar com 87% de precisão quantos pacientes com danos cerebrais moderados desenvolveriam Alzheimer no ano seguinte. As pesquisas sobre tratamentos da doença têm sido marcadas por fracassos. Entre 2002 e 2012, 99,6% dos experimentos feitos com objetivo de prevenir ou reverter a doença não levaram a nada. Os médicos acreditam que as tentativas mal sucedidas se devem ao fato de que os pacientes começam a ser tratados tarde demais, já que os primeiros sintomas só aparecem uma década depois do início da doença. Por isso, o maior objetivo das pesquisas atuais deste campo é identificar a demência em seu estágio inicial.

Ian Pike, médico da Proteome Sciences, companhia que faz pesquisas na área farmacêutica, considera que o exame de sangue é "um grande passo" nas pesquisas sobre a demência. "Ainda vai levar tempo e mais testes com pacientes para termos certeza de que esses exames podem ser usados rotineiramente. Mas este processo pode ser iniciado agora". É improvável que o teste possa ser feito isoladamente no caso de estar disponível em clínicas no futuro. Um resultado positivo teria de ser corroborado com tomografias cerebrais e testes de fluidos da coluna vertebral. No início do ano, pesquisadores americanos anunciaram um exame de sangue capaz de prever o aparecimento de Alzheimer em pessoas saudáveis com até três anos de antecedência. O Alzheimer é uma doença degenerativa cujo primeiro sintoma é a perda da memória. Com o avançar do problema, pacientes também podem manifestar comportamento agressivo, irritabilidade, confusão mental, entre outros.

Fonte: bahianoticias.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir