Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2014

União reconhece situação de emergência no Rio Grande do Sul
Número de pessoas atingidas pela chuva no estado passa de 18,3 mil. Governo do RS pediu R$ 19 milhões para municípios afetados.
União reconhece situação de emergência no Rio Grande do Sul
Foto: g1.globo.com

O governo federal publicou nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União o decreto que reconhece a situação de emergência de 124 municípios do Rio Grande do Sul e de calamidade pública nas cidades de Iraí e Barra do Guarita em função da chuva forte e da cheia do Rio Uruguai e seus afluentes, ocorridas nos últimos dias. A partir da publicação, o repasse de recursos federais será permitido para os municípios atingidos. Entretanto, os valores ainda não foram definidos.

O governo do estado pediu R$ 19 milhões para todas as cidades envolvidas. Apesar de a chuva forte já ter parado no estado, os níveis dos rios seguem acima do normal, especialmente o Rio Uruguai nas cidades de Itaqui, Uruguaiana e São Borja, na Fronteira Oeste do estado.

Uma reunião entre os integrantes da sala de situação montada pelo governo para auxiliar os municípios atingidos com as 126 prefeituras foi marcada para esta quinta. No encontro, os representantes dos municípios serão informados do prazo de 10 dias para entregar a documentação detalhada do plano de reconstrução para que o repasse de recursos federais seja acelerado.

18,3 mil fora de casa

A chuva forte que atingiu o estado já parou, mas o número de municípios que contabilizam estragos não para de crescer. Segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 7h desta quinta, já são 157 municípios afetados. O número de prefeituras que decretaram situação de emergência é de 131.
No total, o estado ainda tem 18.391 pessoas fora de casa em função da chuva e cheias. São 17.070 desalojados, que foram para casas de amigos ou familiares, e 1.321 desabrigados, levados a ginásios ou abrigos pelo poder público.

Itaqui, na Fronteira Oeste, continua sendo a cidade mais atingida, com 10.127 pessoas desalojadas e 672 desabrigados. Uruguaiana, na mesma região, aparece em seguida: 5.836 desalojados e 236 desabrigados. Os dois municípios foram atingidos pela cheia do Rio Uruguai, que atingiu quase 20 metros acima do nível normal em algumas regiões do estado.
Na Fronteira Oeste, os moradores comemoraram o terceiro dia consecutivo de tempo seco, mas ainda esperam o Rio Uruguai voltar ao nível normal. Em Uruguaiana, o nível do rio baixou 70 centímetros desde a segunda-feira (7). Já em São Borja, o rio desceu sete metros e mais de 2 mil pessoas que tiveram de deixar residências já retornaram para suas casas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir