Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 10-07-2014

Tira-teima: Maracanã terá desempate entre Alemanha e Argentina na Copa
Sul-americanos levaram a melhor na final em 1986, e europeus deram o troco quatro anos depois. Na história do confronto, argentinos são fregueses apenas em Mundiais.
Tira-teima: Maracanã terá desempate entre Alemanha e Argentina na Copa
Foto: globoesporte.globo.com

Eram 38 minutos do segundo tempo naquele 29 de junho de 1986, no Estádio Azteca, no México. Argentina e Alemanha empatavam em 2 a 2 na primeira vez em que se enfrentavam numa final de Copa do Mundo. Rudi Völler havia empatado o jogo três minutos antes, depois de os argentinos terem aberto 2 a 0 no placar, e o momento parecia favorável aos alemães. Mas do outro lado havia um camisa 10 baixinho, gênio e genial. E bastou um único toque dele na bola. De primeira, Maradona lançou na direita para Burrochaga, que entrou na área e tocou na saída de Schumacher para fazer 3 a 2. Foi o único momento de liberdade de Don Diego em toda a partida, e ele decidiu. A Argentina era bicampeã do mundo (assista ao vídeo acima).

Quatro anos depois, as duas seleções estavam novamente em campo para decidir a Copa, desta vez na Itália. O palco era o Estádio Olímpico, em Roma, e a história naquele 8 de julho foi igualmente diferente. Diferente e com polêmica. A Argentina jogava com um a menos – Monzón havia sido expulso aos 20 minutos do segundo tempo –, e o 0 a 0 persistia até os 39, quando o árbitro mexicano Edgardo Codesal marcou pênalti de Sensini em Völler num lance polêmico – "Ele (Sensini) apenas bota o corpo, estica a perna protegendo. O Völler vai e se joga no chão porque não tinha mais o que fazer", disse Arnaldo Cezar Coelho na transmissão da TV Globo à época. Mas os germânicos não tinham nada com isso. Brehme foi para cobrança e venceu Goycochea, que havia defendido quatro penalidades no Mundial. A Alemanha era tricampeã do mundo.

O tira-teima acontece neste domingo, no Maracanã, que verá uma Argentina que voltou a figurar entre as quatro melhores seleções do mundo após 24 anos – a última vez havia sido exatamente na Copa de 1990. Verá também a Alemanha pela quarta vez consecutiva entre as principais equipes (foi vice-campeã em 2002, terceira colocada em 2006 e 2010). Mais do que isso, um time no embalo da implacável goleada de 7 a 1 imposta sobre a seleção brasileira para chegar a sua oitava decisão de Mundial. E verá o terceiro duelo consecutivo entre os dois países na competição, com vantagem dos alemães: despacharam os argentinos nas quartas de final em casa e também na África do Sul (assista ao vídeo acima). Na história das Copas, seis confrontos até a grande final no Brasil: duas vitórias para cada lado e dois empates – apesar de um destes, em 2006, ter acabado com triunfo germânico nos pênaltis.

A vantagem alemã, no entanto, acaba aí. As duas seleções já se enfrentaram 20 vezes, entre jogos amistosos, Copa do Mundo, Copa das Confederações e um único duelo no Mundialito do Uruguai. A Argentina soma nove vitórias, e a Alemanha, seis. Ambas as seleções marcaram 28 vezes. A primeira vez que se enfrentaram foi justamente num Mundial, em 1958, na Suécia, com 3 a 1 para os alemães. No último duelo, em amistoso realizado em Frankfurt, em 2012, os argentinos não tomaram conhecimento dos anfitriões e devolveram o placar com gols de Messi, Di María e Khedira (contra). Höwedes descontou.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir