Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2014

Ibovespa sobe por alta de ADRs na véspera
Ações de peso como Petrobras e Itaú Unibanco acompanharam avanço de suas ADRs em Nova York na véspera, quando a bolsa brasileira ficou fechada por feriado
Ibovespa sobe por alta de ADRs na véspera
Foto: exame.abril.com.br

O principal índice da Bovespa subia no início desta quinta-feira, apesar do clima negativo no mercado internacional, com ações de peso como Petrobras e Itaú Unibanco acompanhando o avanço de suas ADRs em Nova York na véspera, quando a bolsa brasileira ficou fechada por feriado.

Às 11h12, o Ibovespa subia 0,83 por cento, a 54.079 pontos, tendo avançado mais de 1 por cento na máxima do pregão.

O giro financeiro do pregão era de 1,8 bilhão de reais.

ADRs de empresas brasileiras subiram na quarta-feira diante da especulações do mercado de que a derrota de 7x1 do Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo reduza chances de reeleição da presidente Dilma Rousseff, disseram analistas.

"A notícia mais quente nas mesas de operações é a derrota do Brasil e que isso é negativo para o governo atual", disse o analista Raphael Figueredo, da Clear Corretora. Alguns analistas do mercado financeiro avaliam que a derrota para a Alemanha pode aumentar a insatisfação do eleitor e prejudicar a presidente até outubro.

"A ideia é que uma possível vitória do Brasil seria uma arma a ser usada para promover o governo", escreveu a Elite Corretora em nota. O mercado aguardava a divulgação de novas pesquisas eleitorais para avaliar o impacto da derrota nas intenções de voto de Dilma. Cientistas políticos, no entanto, entendem que as vitórias ou derrotas esportivas têm efeito curto nas campanhas eleitorais, mesmo uma derrota histórica como a de terça-feira.

As ações da estatal Petrobras ganhavam mais de 3 por cento, acompanhando a alta de 3,5 por cento de suas ADRs na quarta-feira. Itaú Unibanco, cuja ADR ganhou 2,89 por cento na quarta, avançava mais de 1 por cento.

A Bovespa subia a despeito do dia negativo no mercado internacional, com as ações norte-americanas e europeias em queda consistente. "Os sinais de fragilidade da zona do euro, trazidos pela queda inesperada da produção industrial na França e na Itália, além do crescimento menor das exportações da China, não são bom argumento para o investidor ir às compras", disse a XP Investimentos.

No campo negativo do Ibovespa, o destaque negativo ficava por conta das ações preferenciais da Oi, que caíam mais de 5 por cento, com investidores ainda atentos aos desdobramentos do investimento da Portugal Telecom na Rioforte, do Grupo Espírito Santo.

Em Portugal, a Espírito Santo Financial Group anunciou a suspensão das suas ações, ampliando receios sobre as dificuldades de empresas do grupo, afirmaram operadores e analistas.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir