Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

RJ terá maior esquema de segurança da história para final
Mais de 25 mil homens de várias corporações participarão do esquema. Final da Copa movimentará agentes também na Lapa e Palácio Guanabara.
RJ terá maior esquema de segurança da história para final
Foto: g1.globo.com

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, informou na manhã desta sexta-feira (11) que 25.787 homens de várias corporações participarão do esquema de segurança da final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. O secretário classifica o esquema como a maior operação de segurança da história do Rio de Janeiro.
"Temos no Rio de Janeiro a partir de hoje a maior operação de segurança que a cidade, talvez o país, já tenha visto. Uma responsabilidade imensa de todos nós", disse Beltrame, durante coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro. Questionado sobre o motivo deste ser o maior esquema da história, já que a Jornada Mundial da Juventude teve 3 milhões de turistas, enquanto a final da Copa terá cerca de 100 mil alemães e argentinos, Beltrame falou que os eventos tem natureza muito diferente. "A Jornada era um evento completamente religioso", afirmou.
O número de quase 26 mil agendes se refere aos horários de pico, e incluem, além do policiamento do estádio do Maracanã, na Zona Norte, e no Palácio Guanabara, na Zona Sul, e Lapa, no Centro, reforço em lugares com grandes concentrações de argentinos, como o Sambódromo, no Centro; Fundão, Zona Norte; e Búzios, na Região dos Lagos.
Ao todo serão 14.984 homens da Polícia Militar do Rio, 9.300 do Ministério da Defesa, 1 mil homens da Polícia Federal, 800 homens da Força Nacional, 800 homens da Polícia Rodoviária Federal, 1750 bombeiros, 1.032 Guardas Municipais, 505 policiais civis, 600 homens da Cet- Rio e 1.600 stewards (seguranças da Fifa).
O esquema começa a ser posto em prática no sábado, véspera do evento, com o efetivo de 5 mil PMs; o número de policiais civis vai ser 30% maior do que o utilizado durante as disputas do mundial e a Força Nacional também aumentou o efetivo - o dobro de agentes fará a segurança nesta operação.
Nesta sexta, os sobrevoos de aeronaves do entorno do Maracanã ficam proibidos entre as 14h e as 18h. A restrição será aplicada porque, por volta das 16h, a equipe que organiza a cerimônia de encerramento - artistas, coreógrafos e organizadores - farão um ensaio no estádio.
Às 17h de sábado, o estacionamento no entorno do Maracanã passa a ser proibido. Por volta das 23h começam as interdições parciais das vias que passam pela região. "É um fechamento de grande porte, mas nós sinalizamos toda essa rota. É importante que evitem passar por essa região", explicou Joaquim Diniz, diretor de operações da Cet-Rio.
Desta vez, a ação dos seguranças vai ser bem mais abrangente do que nos outros jogos disputados no Rio. Regiões como a Rua Visconde de Niterói, perto da Mangueira, e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, estão dentro da área de proteção e têm circulação restrita.
Beltrame argumentou que o aumento do efetivo para a final acontece "pela preocupação em garantir a segurança da cidade, dos turistas e dos chefes de estado que estarão presentes para este evento".
Sobre a ampliação do perímetro de bloqueio para pessoas na área do Maracanã, o secretário disse que ele acontecerá "para evitar a circulação de pessoas sem ingressos, com ingressos falsos ou ingressos de outros jogos a procura de oportunidade para conseguir acesso ao estádio".
Prevenção ao terrorismo
Sobre terrorismo o almirante Zuccaro, chefe do estado maior do Centro de Defesa de Aérea disse que dentro do planejamento da atuação das forças militares há "o combate e prevenção de terrorismo". "Ameaças não se fizeram presentes mas nao podemos descartar essa possibilidade", acrescentou.
As medidas de segurança condizem com a visibilidade dos visitantes. Oito chefes de estado devem acompanhar a partida final, além da presidente Dilma Rousseff. Entre as autoridades, está confirmada a presença da primeira-ministra alemã Angela Merkel e o presidente da Rússia Vladimir Putin.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir