Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Câmera na cabeça do Cristo Redentor vai ajudar turistas a tirar fotos
Serviço gratuito vai durar 20 dias, com câmeras a 40 metros de altura. Após reforma da estátua, Cristo ganhou perfis em redes sociais.
Câmera na cabeça do Cristo Redentor vai ajudar turistas a tirar fotos
Foto: g1.globo.com

Os turistas que visitarem o Cristo Redentor nos próximos 20 dias poderão fazer fotos com a paisagem do Rio ao fundo, com câmeras instaladas na cabeça da estátua, a 40 metros de altura. A novidade foi anunciada na manhã desta sexta-feira (11), durante a entrega do monumento, após a reforma de 6 meses. Segundo a Pirelli, empresa patrocinadora da reforma do Cristo e do serviço de câmeras, as fotos são gratuitas e os turistas clicados poderão ver as imagens no Instagram do Cristo Redentor ou fornecer o nome de um usuário na rede social, para que a equipe responsável possa marcar as pessoas na foto.

A tecnologia é resultado de um investimento em câmeras com resolução 4K, que fazem uma montagem com a vista panorâmica e o close dos fotografados. O aparato é administrado em uma sala de equipamentos no nono andar da estátua.

Segundo os organizadores, ao todo são quatro máquinas fotográficas; duas delas são responsáveis por fazer fotos em 360º da paisagem e outras duas são usadas para montar as fotos, que ficam em formato "gif", com uma ligeira animação. Na foto gerada, o usuário verá os rostos e, logo depois, um zoom afasta até a paisagem ampliada.
O serviço só funcionará até o fim deste mês, quando a gestão dos recursos do Cristo - incluindo a conta do monumento em redes sociais como Instagram - voltam para a Arquidiocese do Rio.

Com a chuva e a neblina intensa, o primeiro dia do uso dessa tecnologia não foi muito favorável para as fotos. A vista da cidade estava obstruída e a nitidez do close foi prejudicada. Segundo representantes da empresa, a reforma do Cristo Redentor após o raio que atingiu um dos dedos da estátua, em janeiro, custou R$ 1,9 milhão. O sistema de câmeras, no entanto, não teve o valor de implantação revelado, mas informalmente um dos representantes da empresa disse que "essa brincadeira custou caro".
Quem quiser conhecer melhor esse recurso pode acessar o site olhardocristo.pirelli.com.br, visitar o perfil do ponto turístico no Instagram (@cristo.redentor) ou procurar as fotos nesta mesma rede social através da hashtag #olhardocristo.

Cristo nas redes sociais

O ponto turístico ganhou perfis em diversas redes sociais neste primeiro mês após as intervenções. O Cristo Redentor agora tem site, perfil no Facebook, Twitter e Instagram. O site oficial da estátua está em fase de lançamento, com uma prévia do que irá ao ar no mês de agosto. Fotos antigas, curiosidades, história, área de imprensa e outros recursos já podem ser acessados na página. As imagens em 360 geradas pelas câmeras na cabeça do Cristo também estarão disponíveis no site.

Além disso, os interessados poderão usar a página para agendar batizados e casamentos a serem realizados na capela, que fica dentro do monumento.

Dom Orani Tempesta, cardeal e arcebispo do Rio, abençoou a estátua no Morro do Corcovado antes da sessão de fotos e da apresentação aos jornalistas.
"É um presente que recebemos dos patrocinadores e agora podemos entregar a reforma com toda segurança para os visitantes, que podem ter em mente a preocupação da arquidiocese em manter o Cristo", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir