Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Pacientes são carregados até 3º andar da Santa Casa após elevador quebrar
Transporte pela escada acontece há nove dias em hospital de Araraquara. Filha de paciente reclama do jeito que mãe foi levada à cirurgia cardíaca.
Pacientes são carregados até 3º andar da Santa Casa após elevador quebrar
Foto: g1.globo.com

O prédio que abriga a Santa Casa de Araraquara (SP) está sem o elevador principal há nove dias. O ascensor, que teve o motor fundido no último dia 2, é o único que sobe até o terceiro andar, já que o outro leva somente ao primeiro, onde fica a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Pacientes internados que precisam de exames ou cirurgias têm que ser transportados de forma improvisada pela escada. O hospital reconheceu o "desconforto" e informou que o problema será resolvido apenas na segunda-feira (14).

A situação revoltou a dona de casa Neusa Eliana Ferreira Gonçalves, que viu a mãe, de 75 anos, ser carregada por enfermeiros, na quinta-feira (10). "Minha mãe foi fazer a cirurgia para a colocação de um marca-passo em uma cadeira de rodas. Desceu pela escada, com seis pessoas ajudando. Uma segurava o oxigênio e as outras a carregavam. Ela operou e voltou do mesmo jeito, após uma cirurgia no coração", reclamou Neusa.
Havila Tavares Ferreira, mãe de Neusa, está internada em um quarto do terceiro andar, na ala destinada a pacientes com planos de saúde. A filha, que está de acompanhante, disse que constatou o problema assim que as duas deram entrada no hospital, na última quinta-feira (3).

"Minha mãe foi fazer uma chapa depois que fez a cirurgia. E teve que descer para o raio-x novamente de forma errada. Também vi uma senhora descer para fazer um ecocardiograma nas mesmas condições. Anteontem (quarta-feira), uma senhora teve ataque cardíaco e foi na maca para a UTI, que é no primeiro andar. Como um socorro pode ser feito no meio de uma escada?", questionou a acompanhante.

Problema antigo

Em maio, a idosa já havia passado pelo local, quando foi submetida a um cateterismo. "Nessa época, o elevador já apresentava problemas. Comigo, por exemplo, parou várias vezes fora do nível. Depois disseram que voltou a funcionar, até quebrar de vez", disse

Esforço

A dona de casa ainda se solidarizou com o esforço dos funcionários. "Eu acho isso um absurdo. Eles correm o tempo todo, do térreo até o terceiro andar, para pegar remédios. Isso cinco, dez vezes, cansa demais. As copeiras sofrem levando a comida, o café e o chá da tarde na mão, tudo isso subindo escadas", observou.Neusa.

Santa Casa

O hospital atende 23 cidades da região, o que totaliza cerca de 700 mil habitantes. Emprega 500 funcionários ativos e 200 médicos.

A entidade reconheceu que o elevador quebrou no último dia 2 e lamentou o desconforto causado. Disse também que o risco de paralisar os procedimentos nos pacientes seria maior do que o de transportá-los pelas escadas.

Informou ainda que o modelo do elevador tem mais de 40 anos e não há peças de reposição compatíveis no mercado. O motor fundido foi enviado a uma retífica em Campinas (SP), mas voltou a apresentar problemas. O hospital reenviou a máquina ao conserto e espera solucionar o problema até a próxima segunda-feira (14).
Em um prazo de 60 dias, a Santa Casa ganhará um novo elevador, que foi encomedado após uma parceria com uma indústria da cidade. O hospital também anunciou recentemente um pacote de obras de ampliação orçado em R$ 27 milhões.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir