Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Turca de 2,13 metros é a adolescente mais alta do mundo, diz Guinness
Rumeysa Gelgi, de 17 anos, vive em Safranbolu, no interior do país. Altura pode estar relacionada com doença rara, segundo médicos.
Turca de 2,13 metros é a adolescente mais alta do mundo, diz Guinness
Foto: g1.globo.com

A jovem turca Rumeysa Gelgi, de 17 anos, recebeu na noite de quinta-feira (10) o título de adolescente viva mais alta do mundo, segundo o Guinness World Records. Rumeysa mede 2,13 metros e foi premiada durante uma apresentação especial em sua cidade natal, Safranbolu, quase 100 km a norte da capital, Ancara.

A altura da jovem foi aferida três vezes no mesmo dia, de acordo com as diretrizes do Livro dos Recordes. "É um dos meus maiores sonhos ser premiada com esse registro. Ser uma recordista é uma coisa muito incrível. Eu sei que apenas as pessoas especiais podem ter esse recorde, e eu sou uma delas agora", afirmou Rumeysa, segundo nota divulgada pelo Guiness.

Os pais da adolescente têm altura normal. Médicos especialistas acreditam que a condição da nova recordista é causada pela síndrome de Weaver, uma doença genética rara que causa um rápido crescimento. Além de sua altura excepcional, Rumeysa tem mãos que medem 24,5 centímetros e pés de 30,5 centímetros.

A jovem tem dificuldade para caminhar e, por isso, precisa da ajuda de um andador. Ela contou já ter sofrido constrangimento em público, mas garante: "Gosto de ser diferente. É interessante e me faz sentir especial".

Segundo o Guinness, a pessoa viva mais alta do mundo também é da Turquia: Sultan Kösen, de 2,51 metros. E, até então, a jovem mais alta já registrada era a canadense Anna Swan, que morreu em 1888. Ela tinha 2,41 metros. E o homem mais alto da história foi o americano Robert Wadlow, que media 2,72 metros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir