Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Morre aos 90 anos a ganhadora do Nobel de literatura Nadine
Em mar�o, sul-africana havia revelado que tinha c�ncer no p�ncreas. Boa parte da obra era sobre situa��o social de seu pa�s durante apartheid.
Morre aos 90 anos a ganhadora do Nobel de literatura Nadine
Foto: g1.globo.com

Morreu na noite deste domingo (13), aos 90 anos, a escritora sul-africana Nadine Gordimer, ganhadora do pr�mio Nobel de Literatura e conhecida por combater o regime de segrega��o racial em seu pa�s, informa a Reuters. De acordo com a ag�ncia de not�cias, a autora estava em casa e acompanhada dos filhos, Hugo e Oriane.

Uma das principais vozes contra o apartheid, Nadine havia revelado em mar�o que tinha c�ncer no p�ncreas e que n�o conseguiria mais escrever um novo romance. "Talvez fa�a alguns contos, mas escrever me deixa mal e sou muito cr�tica, muito exigente com meu trabalho. N�o acredito que aceitaria algum trabalho que n�o me satisfa�a", afirmou na �poca.
Sobre a doen�a, mostrava preocupa��o. "Sinto muita dor. Quando escrevi o meu �ltimo romance, n�o o tinha [c�ncer], ainda n�o tinha come�ado, e o que escrevi n�o tem nada a ver com a doen�a". Ela recebeu o Nobel de Literatura em 1991 e o Booker Prize em 1974, al�m de outros pr�mios.

Em boa parte de seus mais de 30 livros, Nadine abordou a situa��o social na �frica do Sul. Ela ficou ficou mundialmente famosa com o romance "A filha de Burger", de 1980. Seu primeiro romance, "The living days", saiu em 1953.

No Brasil, a editora Companhia das Letras publicou seis obras da escritora: "Ningu�m para me acompanhar", "A arma da casa", "O engate", "De volta � vida", "Beethoven era 1/16 negro" e "O melhor tempo � o presente".

Tamb�m lan�ou a colet�nea de contos "Contando hist�rias", organizada por Nadine. Com 21 hist�rias, o livro teve seus direitos revertidos para a TAC (Treatment Action Campaign), uma campanha para tratamento e preven��o da Aids.

J� o selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, publicou "Tempo de reflex�o 1 � De 1954 a 1989" e "Tempos de reflex�o 2 � De 1990 a 2008". Nas duas colet�neas de ensaios, Nadine retrata sua longa trajet�ria liter�ria.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (14), a assessoria de imprensa da editora reproduziu um trecho de "Tempo de reflex�o 1", justamente aquele em que a escritora relembra seus primeiros textos, ainda crian�a. "Quando comecei a escrever, com nove ou dez anos, eu escrevia com o que passei a acreditar ser a �nica verdadeira inoc�ncia � um ato sem responsabilidade", afirma.

Em outra passagem, no livro "Tempo de reflex�o 2", ela cita o autor do pol�mico "Os versos sat�nicos" para falar sobre libedade. "Salman Rushdie n�o tem sido visto por... quanto tempo? Ele se tornou um dos Desaparecidos, como aqueles que sumiram durante um per�odo recente na Argentina e aqueles que desaparecem sob o apartheid na �frica do Sul", compara.

"Os governos repressivos t�m o poder de destruir vidas nos seus pa�ses; quando as religi�es adotam esses m�todos, elas t�m o poder de aterrorizar, por meio de seus fi�is, qualquer parte do mundo."

Mandela
Em 2006, Nadine Gordimer foi a escolhida para entregar a Nelson Mandela (1918-2013) a distin��o Embaixador da Consci�ncia, atribu�da pela Anistia Internacional. Na �poca, a ag�ncia de not�cias France Presse reproduziu declara��es da escritora durante a cerim�nia.

"Mandela foi e � um revolucion�rio no melhor sentido da palavra", afirmou sobre o ex-presidente da �frica do Sul. Ela destacou a independ�ncia intelectual de Mandela e sua avers�o ao "politicamente correto".

No ano seguinte, Nadine visitou o Brasil para participar da 5� Festa Liter�ria Internacional de Paraty (Flip). Naquela edi��o do evento, estiverma ainda nomes como Am�s �z, Robert Fisk, Mia Couto e J.M. Coetzee.

No final de 2011, Nadine Gordimer se destacou por criticar um projeto de lei sobre a informa��o na �frica doo Sul, que para ela representava um retorno ao per�odo no qual a liberdade de express�o estava suprimida pelo apartheid.

"As pessoas lutaram e morreram para conquistar a oportunidade de ter uma vida melhor, uma vida que atualmente est� arruinada e prejudicada pela corrup��o", afirmou na ocasi�o. "As pr�ticas de corrup��o e nepotismo s� podem ser denunciadas se tivermos liberdade de express�o."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir