Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Violência em Buenos Aires termina com cem pessoas detidas e 70 feridos
Houve vandalismo nas ruas da capital argentina após derrota na final da Copa. Um homem foi ferido com arma branca no pulmão e seu estado é grave.
Violência em Buenos Aires termina com cem pessoas detidas e 70 feridos
Foto: g1.globo.com

Cem pessoas forma detidas e 70 ficaram feridas, uma delas em estado grave, nos incidentes em Buenos Aires e outras cidades após a partida em que a Argentina foi derrotada pela Alemanha por 1-0 na final da Copa do Mundo do Brasil, na noite deste domingo (13).
"Aconteceram 100 detenções nos incidentes nas proximidades do Obelisco", afirmou o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich. Fontes médicas anunciaram um balanço de 70 feridos.
Na manhã desta segunda-feira, prosseguia a operação de limpeza ao redor do Obelisco.

A polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os torcedores violentos, que atiraram pedras nos agentes, destruíram sinais de trânsito, quebraram vitrines e saquearam lojas na noite deste domingo (13).

"Foram circunstâncias lamentáveis que mancharam as comemorações que aconteceram em toda Argentina, com manifestações espontâneas para celebrar um acontecimento importante, porque há 24 anos a seleção não chegava à final", disse Capitanich.

Feridos

Cinquenta e cinco civis e 15 policiais foram hospitalizados. Um manifestante foi ferido por arma branca no pulmão e está em condição crítica, depois de ter passado por uma cirurgia.
"Os demais apresentavam politraumatismos de distintas considerações, ferimentos com cortes no rosto e couro cabeludo e fraturas nas pernas", disse o diretor do Serviço de Emergências (Same) da capital argentina, Alberto Crescenti.
Uma ambulância e um carro de emissora de televisão foram alvo dos ataques.

Os incidentes aconteceram durante a dispersão de centenas de milhares de manifestantes no Obelisco, a maioria famílias com crianças, para celebrar o vice-campeonato da Argentina no Mundial de 2014.

Segundo Capitanich também foram registrados incidentes violentos em La Plata (60 km ao sul de Buenos Aires) e na cidade de Mar del Plata (400 km ao sul).

A imprensa local informou que um homem foi atingido por um tiro no pescoço em Mar del Plata durante uma discussão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir