Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Dilma recebe Putin com honras de Estado
Antes da Cúpula dos BRICS, a presidente recebeu o seu colega russo, Vladimir Putin, para uma reunião bilateral
Dilma recebe Putin com honras de Estado
Foto: exame.abril.com.br

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira seu colega russo, Vladimir Putin, para uma reunião bilateral prévia à participação de ambos na VI Cúpula do fórum BRICS, que esses países integram junto com China, Índia e África do Sul.

Putin foi recebido com honras de Estado em Brasília, desde onde, após a reunião com Dilma, ambos viajarão rumo a Fortaleza, onde amanhã estarão reunidos os chefes de Estado e do governo das cinco grandes economias emergentes.

Dilma e Putin chegaram a Brasília na noite deste domingo, após acompanharem no estádio Maracanã do Rio de Janeiro a final da Copa do Mundo, evento que a Rússia organizará a próxima edição, em 2018.

Segundo fontes oficiais, Dilma e Putin repassarão a agenda bilateral, com certa ênfase na troca comercial, que no ano passado alcançou a soma de US$ 5,56 bilhões, embora a meta de ambos os países seja chegar aos US$ 10 bilhões anuais a curto prazo.

Após a cúpula de terça-feira em Fortaleza, Dilma e Putin, junto aos líderes da China, Índia e África do Sul, retornarão a Brasília, para participar na quarta-feira no primeiro encontro entre os BRICS e os presidentes dos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Com essa reunião com os líderes sul-americanos, Putin concluirá uma viagem que o levou anteriormente a Cuba e Argentina, e voltará a Moscou na própria quarta-feira.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir