Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Brasil e Rússia discutem banco do Brics e mudanças no FMI
Presidente se encontrou nesta segunda (14) com Putin, em Brasília. Segundo Dilma, espionagem na internet também foi tema da reunião.
Brasil e Rússia discutem banco do Brics e mudanças no FMI
Foto: www.maratimba.com

A presidente Dilma Rousseffafirmou nesta segunda-feira (14), após se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, que discutiu com ele, durante reunião de quase duas horas no Palácio do Planalto, a criação do banco do Brics (grupo de países formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e mudanças no Fundo Monetário Internacional. Dilma defendeu o FMI como um mecanismo "multilateral".
Putin viajou para o Brasil para participar da VI Cúpula do Brics, que vai ocorrer em Fortaleza (CE) e Brasília (DF) durante esta semana.
"Discutimos a perspectiva de conclusão da Cúpula dos Brics com o acordo para a criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics, além do arranjo do contingente de reservas. A Rússia expressou seu interesse em participar cada vez mais desse estreitamento das relações dentro dos Brics", afirmou Dilma.
Durante a Conferência de Cúpula, os países deverão assinar o acordo para a criação de um banco de desenvolvimento – nos moldes do Banco Mundial – bem como um tratado para constituição do Arranjo de Contingente de Reservas, espécie de fundo anticrise do bloco.
Além do banco do Brics, Dilma disse ainda que discutiu com Putin um FMI "multilateral". "Defendemos o crescimento [da cooperação bilateral] e dar prioridade aos nossos povos. O mesmo ocorre em relação em todas as situações internacionais, em especial nas econômicas, como única maneira de tornar, por exemplo, o FMI um mecanismo realmente multilareral", concluiu a presidente.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir