Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Dispositivos eletrônicos com níquel, como o iPad causam aler
Os acabamentos de níquel com os quais são fabricados alguns dos dispositivos eletrônicos mais usados, como alguns tablets como o iPad, podem produzir alergias dermatológicas, segundo um relatório publicado nesta segunda-feira pela revista especializada "P
Dispositivos eletrônicos com níquel, como o iPad causam aler
Foto: g1.globo.com

A publicação estudou o caso de um jovem de 11 anos de San Diego (Califórnia, EUA.) cuja reação alérgica está diretamente relacionada com o uso do tablet da Apple, que provocou eruções e coceiras.

As reações alérgicas ao níquel não têm consequências mortais, mas podem causar dor e inclusive requerer de tratamento com esteroides e antibióticos, advertiu Sharon Jacob, dermatologista do Hospital Infantil Rady, onde a criança foi tratada.

"Ele usava o iPad de maneira diária", explicou a doutora, que além disso disse que o pequeno teve que se ausentar da escola por causa da alergia.

Jacob detalhou que a criança estava sofrendo com uma patologia comum da pele que se caracteriza pela aparição de escamas cutâneas, mas além disso desenvolveu uma erupção diferente em todo o corpo que não respondia ao tratamento padrão.

As provas dermatológicas mostraram que tinha uma alergia ao níquel, e os médicos concluíram que a reação se remontava exatamente ao momento em que sua família tinha adquirido o iPad, em 2010.

Os médicos fizeram um teste sobre o dispositivo e detectaram um composto químico com níquel que se encontra no revestimento exterior da tablet.

O relatório de "Pediatrics" alerta sobre as reações com relação a este metal, utilizado em vários produtos, também em smatphones e computadores, são cada vez mais comuns, e faz referência aos dados sobre o censo americano que indicam que a porcentagem de crianças com reações alérgicas ao níquel é agora de 25%, enquanto há uma década era de 17%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir