Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-07-2014

Microsoft anunciaria maior demissão da sua história
A fabricante de software visa reduzir seu tamanho e integrar a unidade de celulares da Nokia Oyj
Microsoft anunciaria maior demissão da sua história
Foto: g1.globo.com

A Microsoft Corp. está planejando sua maior rodada de eliminação de empregos em cinco anos, pois a fabricante de software visa reduzir seu tamanho e integrar a unidade de celulares da Nokia Oyj, disseram fontes do setor.

As reduções – que poderiam ser divulgadas ainda nesta semana – provavelmente sejam aplicadas em áreas como a Nokia e nas divisões da Microsoft que se sobreponham as dessa empresa, assim como marketing e engenharia, disseram as fontes, que pediram não ser identificadas porque os planos são confidenciais.

A reestruturação poderia acabar sendo a maior na história da Microsoft, superando a eliminação de 5.800 empregos realizada em 2009, disseram duas das fontes. Alguns detalhes ainda estão sendo definidos, acrescentaramt.

O anúncio ocorreria uma semana depois de o CEO Satya Nadella ter emitido seu primeiro comunicado sobre a missão da empresa, em que pediu uma maior ênfase em dispositivos móveis, computação na nuvem e software de produtividade.

No memorando de 10 de julho, em que também pediu que a Microsoft se tornasse mais concentrada e eficiente, Nadella, que sucedeu Steve Ballmer em fevereiro, disse que daria detalhes mais específicos sobre a implementação ainda neste mês.

Embora a Microsoft tenha eliminado empregos em menor escala e de forma intermitente em empresas individuais – por exemplo, quando cortou umas poucas centenas de posições em vendas de anúncios e marketing em 2012 e alguns empregos em marketing em toda a empresa anteriormente naquele ano –, a empresa só realizou uma reestruturação geral, com impacto para milhares de funcionários, apenas uma vez, em 2009, no começo da recessão. No decorrer daquele ano, a companhia eliminou 5.800 empregos, cerca de 5 por cento da sua força de trabalho na época.

Peter Wootton, porta-voz da Microsoft, com sede em Redmond, Washington, não quis comentar.

127.104 funcionários

Alguns dos empregos que serão eliminados estão nos departamentos de marketing para negócios, como a equipe internacional do Xbox, disseram as fontes. A equipe europeia do Xbox tem sede em Reading, Reino Unido.

A empresa tinha 127.104 funcionários até o dia 5 de junho, após adicionar cerca de 30.000 ao adquirir a unidade de celulares da Nokia.

Em setembro, quando a Microsoft decidiu comprar a empresa de celulares da Nokia, a fabricante de software se comprometeu a economizar US$ 600 milhões em custos por ano nos 18 meses posteriores ao fechamento do acordo.

Cumprir esse compromisso provavelmente envolva a eliminação de empregos em áreas onde ambas as companhias se sobrepõem, disseram as fontes.

Outros empregos poderiam ser eliminados devido às mudanças que Nadella está realizando na organização de engenharia, disseram fontes do setor na semana passada.

Tradicionalmente, as equipes de engenharia se dividem entre gerentes de programas, desenvolvedores e testadores. Contudo, com os novos métodos de desenvolvimento de software na nuvem, com frequência faz sentido que os próprios desenvolvedores testem e consertem as falhas, em vez de utilizar uma equipe separada de testadores, disse Nadella em entrevista na semana passada, após apresentar seu memorando.

Eliminação de empregos

Na entrevista, Nadella não quis dizer se as mudanças provocarão uma eliminação de empregos. Ele disse que daria mais detalhes sobre as consequências do seu memorando no dia 22 de julho, quando a Microsoft informar os lucros para o quarto trimestre do seu ano fiscal.

A Microsoft é a mais recente empresa de tecnologia a visar a redução de custos com a eliminação de empregos. Em maio, a Hewlett-Packard Co. anunciou mais reduções após o 11° trimestre consecutivo de declínio nas vendas. A CEO Meg Whitman disse que reduzirá até 16.000 empregos, além dos 34.000 já eliminados.

Ao mesmo tempo, a Microsoft está negociando a aquisição da empresa de segurança israelense Aorato, fabricante de software de firewall financiada pela Accel Partners, disse uma fonte do setor. As negociações estão no estágio inicial, e a Aorato poderia estar negociando com outras partes, disse a fonte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir