Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2014

Inglês grava em tablet mensagens para família e cão antes de perder voz
Cirurgia para tratamento de câncer na garganta deixará paciente afônico. Homem gravou frases como "Eu te amo" e comandos para seu animal.
Inglês grava em tablet mensagens para família e cão antes de perder voz
Foto: g1.globo.com

Um inglês de 61 anos, acometido por um câncer na região da garganta, tomou a difícil decisão de fazer uma cirurgia que vai impossibilitá-lo de emitir sons pelo resto da vida. Sabendo disso, o homem resolveu gravar em um tablet várias mensagens de voz destinadas à família e à sua cadela labradora, Daisy.

Segundo o site do jornal britânico "Daily Mail", o designer gráfico aposentado Ray Rodda gravou cumprimentos como "Olá" e mensagens como "Eu te amo" para os três filhos e a mulher. Mas, de acordo com a publicação, uma das maiores preocupações do inglês era com seu animal de estimação, que poderia não obedecer aos comandos produzidos por softwares que transformam mensagens de texto em áudio. Por isso, Rodda deixou registrado instruções para que Daisy continue sentando, deitando, cumprimentando com a pata e até dançando.

Diagnóstico tardio

No ano passado, o designer visitou vários médicos após apresentar uma insistente dor de garganta. Inicialmente, o paciente foi diagnosticado com pressão alta e, depois, com uma infecção. Após ir a três especialistas, foi encontrado um tumor.

Apesar de intensas sessões de quimioterapia e radioterapia, a doença se espalhou para a língua e os gânglios linfáticos. O tratamento não ajudou a eliminar o câncer.
Por isso, foi sugerida uma complexa cirurgia que oferece uma maior chance de recuperação, mas que necessita retirar a caixa de voz, a língua e as glândulas da garganta. O procedimento deve durar 13 horas e deixar Rodda afônico. A expectativa é que a operação aconteça nesta quarta-feira (16).

Segundo a filha do inglês, Emma, de 24 anos, o pai nunca reclamou de passar por tudo isso, mesmo sofrendo com o câncer. "Quando o médico pergunta como ele estava ou se sentia alguma coisa, brincava dizendo "Bem, você não vai ouvir um pio de mim sobre isso"".
Sobre as gravações feitas no tablet, Emma diz que a ação parece pequena, mas fará uma grande diferença para sua família.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir