Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2014

54% ganham bônus em conta de água em SP; 14% consomem mais
Número de casas que aumentaram o consumo subiu de 10% para 14%. Dados são referentes a junho, divulgados nesta quarta-feira pela Sabesp.
54% ganham bônus em conta de água em SP; 14% consomem mais
Foto: g1.globo.com

Cresceu o número de pessoas que aumentaram o consumo de água entre maio e junho. Segundo a Sabesp, em maio 10% das casas abastecidas pelo sistema Cantareira registraram um consumo maior de água. Esse número aumentou para 14% em junho.

Mesmo com parte da população usando mais água do que a média, a Sabesp também registrou um número maior de casas que diminuíram o consumo e que, portanto, ganharam desconto de 30% na conta. Em junho, 86% das casas abastecidas pelo sistema Cantareira reduziram o consumo e 54% delas atingiram o bônus.

Segundo o assessor técnico da superintendência de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Luiz Côrtes, a diminuição do consumo já era esperada em razão do inverno. Porém, ele avalia que a Copa do Mundo pode ter contribuído para que uma outra parcela da população tenha deixado de lado a economia. "Talvez a questão da água e do consumo consciente não tenha despertado o mesmo interesse do que a Copa. As pessoas podem ter se descuidado. Quando o assunto voltar a ocupar um espaço maior nos noticiários, as pessoas vão voltar a perceber que a situação está muito crítica."

Nesta quarta-feira (16) o volume do sistema Cantareira está em 17,8% de sua capacidade. A situação também no sistema Alto Tietê, que atende a Zona Leste de São Paulo e cidades como Guarulhos, Mauá e Santo André. O nível das represas está com 23,4% de sua capacidade.
Entre os consumidores abastecidos pelo sistema Alto Tietê, 21% tiveram aumento de litros de água usados em junho. Mesmo assim, 79% das casas reduziram o consumo.

Para Côrtes, o uso racional da água é essencial para a cidade de São Paulo. "O sistema de abastecimento de São Paulo já trabalha acima de sua capacidade. Temos uma concentração populacional muito grande na cidade e não há água em abundância para todo mundo", afirma. Por isso, mesmo com um verão chuvoso que colabore para a recuperação do sistema Cantareira, a conscientização é necessária para evitar futuras crises.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir