Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-07-2014

Indiciada por morte de zelador em SP vem ao Rio para acareação
Ieda Cristina Martins vai participar de procedimento pedido pelo MP. Ele é suspeita de matar o ex-marido com dois tiros no rosto.
Indiciada por morte de zelador em SP vem ao Rio para acareação
Foto: g1.globo.com

Agentes da 36ª DP (Santa Cruz), na Zona Oeste do Rio, foram nesta quarta-feira (16) a São Paulo buscar Ieda Cristina Martins, que está presa com o marido. Eles são acusados de matar o zelador do prédio onde moravam, Jezi de Souza. Ieda vai participar de uma acareação que foi pedida pelo Ministério Público e será incluída no processo que investiga a participação dela no assassinato do ex-marido, em 2005, no Rio.

O empresário José Jair levou dois tiros no rosto quando saia de uma fábrica em Santa Cruz. Na época, Ieda era suspeita do crime, mas as investigações não avançaram. O caso voltou a ser investigado depois que uma das filhas do empresário viu na televisão que Ieda era acusada com o atual marido, Eduardo Martins, de participação em outro crime.

"Foi quando a gente começou a tentar entrar em contato com a mídia para nos ajudar, para colocar pra frente esse caso que está parado há quase nove anos", disse a filha de José Jair, Fabiane Farias.
Na terça-feira (15) o casal foi indiciado pela morte do zelador. Eduardo e Ieda ficaram em celas próximas da delegacia e falaram alto sobre o crime. Quem estava no corredor ouviu tudo.

"A minha vida acabou. Eu estou sendo indiciada por homicídio também", disse Ieda Cristina Martins. "Ieda, você vai ser indiciada, mas você não vai ser culpada. O culpado sou eu", respondeu Eduardo.

Segundo a perícia, a bala que matou o ex-marido de Ieda no Rio, saiu do cano de uma arma encontrada no apartamento do casal em São Paulo.

"O cano encontrado na casa do casal em São Paulo foi confrontado com os projéteis, extraídos do cadáver do Jair e resultou positivo. Então já é um indício fortíssimo de autoria por parte dos dois na morte do Jair", afirmou o delegado Geraldo Assed.
A acareação de Ieda com o irmão e a mãe vai acontecer na delegacia de Santa Cruz. Segundo os investigadores, Ieda mandou matar o ex-marido e teria um plano para matar também o filho que teve com ele, Jair Junior, quando ele tinha 10 anos.
"Ela disse que ele iria me matar com uma injeção letal se eu tivesse dormindo lá. Umas três vezes ela falou que caso eu falasse alguma coisa que ela não queria ela iria esquentar uma colher e colocar na minha boca. Ela chegou a botar umas três, quatro vezes", disse o filho José Jair Júnior.

Depois da acareação, o delegado responsável pelo caso pretende encerrar o inquérito. "A comprovação do confronto balístico pra gente é muito importante, prova técnica é incontestável. Isso demonstra realmente que a participação dos dois na morte do José Jair. A partir disso, a gente acredita que tenha indícios suficientes pra encaminhar o inquérito pra Justiça", concluiu o delegado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir