Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2014

Israel aconselha 100 mil habitantes do Norte de Gaza
Mensagens dizem que n�o h� inten��o de "fazer mal" � popula��o. J� esta quarta-feira, ataques mataram 11 palestinianos, entre os quais um rapaz de dez anos.
Israel aconselha 100 mil habitantes do Norte de Gaza
Foto: www.publico.pt

O Ex�rcito israelita recomendou a cem mil habitantes do Norte da Faixa de Gaza que deixem as suas casas, depois de ter prometido intensificar a sua ofensiva.

"Para sua pr�pria seguran�a, deve deixar a sua casa imediatamente e ir para [a cidade de] Gaza" indicam mensagens distribu�das aos habitantes, nas quais � dito que n�o h� inten��o de lhes "fazer mal".

O apelo para deixarem as suas casas at� � manh� desta quarta-feira foi dirigido aos habitantes de Zeitoun, Choujaiya e Beit Lahiya, que receberam avisos telef�nicos, SMS ou panfletos, apelando � partida. Rep�rteres da AFP viram folhetos lan�ados sobre Zeitoun, a sudeste da cidade de Gaza.

J� esta quarta-feira, fontes palestinianas disseram que ataques israelitas causaram a morte de 11 palestinianos, entre os quais um rapaz de dez anos.

"Apesar do cessar-fogo, o Hamas e outras organiza��es terroristas continuaram a disparar rockets", grande n�mero dos quais provenientes dessas zonas, segundo as mensagens israelitas.

No domingo, mensagens semelhantes foram enviadas aos residentes em Beit Lahiya, levanto mais de 17 mil habitantes a procurarem ref�gio em instala��es das Na��es Unidas. Ataques a�reos que eram anunciados como "sem precedentes" acabaram por n�o ocorrer.

Desde 8 de Julho, Israel fez mais de 1500 ataques que causaram mais de 200 mortos numa ofensiva que justifica com a tentativa de acabar com o lan�amento, pelo movimento islamista Hamas, de rockets sobre o seu territ�rio � mais de mil, que j� fizeram um morto. Uma tr�gua proposta pelo Egipto durou apenas algumas horas, na ter�a-feira.

Esta quarta-feira, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, um carro foi atingido por um m�ssil matando tr�s pessoas, entre elas uma crian�a de dez anos e uma mulher de 65 anos, e ferindo cinco outras pessoas, segundo os servi�os de emerg�ncia.

Um pouco antes, tamb�m segundo fontes palestinianas, um membro da mesma fam�lia, um homem de 33 anos, tinha sido morto, juntamente com outro homem, devido a disparos de um tanque israelita, do outro lado da fronteira. Na noite de ter�a para quarta-feira os ataques contra Gaza tinham custado a vida a seis pessoas.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir