Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2014

Pai de criança com câncer luta por inclusão do direito
“A dor da minha filha não pode ser em vão, pretendo levantar essa bandeira para que outros pais tenham esse direito, pois no momento que você mais precisa, tanto financeiramente quanto emocionalmente o Governo não dá proteção", declarou João Eduardo Melo
Pai de criança com câncer luta por inclusão do direito
Foto: administradores.com.br

Os pais da garota Maria Luiza, de 4 anos, estão buscando na internet o apoio para divulgar a campanha "Vem cuidar de mim", criada com o objetivo de incluir na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - o direito do afastamento do empregado em caso de doença grave de filhos ou de dependentes na família.

Maria Luiza é filha do casal Leila e João Eduardo Melo, moradores de João Pessoa/PB. Ao descobrir que a criança tem câncer na pelve, os pais reivindicaram a modificação da CLT, utilizando, entre outros fins, um abaixo-assinado que reúne, até o fechamento desta reportagem, cerca de mil assinaturas, e tem por objetivo ser levado até o Congresso Nacional.

A lei brasileira não dá, até o momento, o direito de afastamento do trabalho por pais (ou responsáveis) de pacientes com doenças graves, como o câncer. A boa notícia é que está em tramitação no Congresso Nacional o projeto de lei nº 3011/2012, criado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), que visa modificar a Consolidação das Leis do Trabalho, a fim de permitir que funcionários possam se ausentar do trabalho em caso de doença grave de filho ou dependente.

Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelos pais de Maria Luíza:

"Carta Aberta

Após o susto, a emoção, o sofrimento, a dor, o reforço da espiritualidade, a descoberta do amor do próximo, a unidade familiar, e o desespero natural de pais após a descoberta de um tumor maligno de pelve de 15 cm, câncer infantil, na nossa filha amada, indefesa e pequenina Maria Luiza de apenas 4 aninhos, momento este que nos tirou qualquer possibilidade de planejar sequer o dia subsequente, vivemos cada dia, cada momento, um futuro de incertezas, mas com muita fé e força em Cristo Jesus, deparamo-nos com a realidade da falta de proteção social e legal por parte daqueles a quem exaustivamente pagamos impostos sobre os salários, consumo e ainda agora a cada compra de fraldas descartáveis, lenços umedecidos, remédios, suplementos alimentares, leite, ou seja, tudo aquilo necessário a nossa mamá, e o INSS, a quem minha esposa Leila contribui há 18 anos, nos vira as costas para oferecer a proteção financeira necessária aos cuidados e a presença da mãe ao seu lado pelo grau de dependência da criança para desempenhar as atividades de vida diária e aos demais aspectos da vida do cuidador que são afetados pela atividade de cuidar.

Sequer nos foi permitido agendar horário no INSS para entrar com o requerimento, visto "não haver acobertamento legal para tal fim". Ou seja, os prejuízos na vida profissional com a eminência da perda do emprego e o fato de não poder mais ajudar na renda familiar, no momento em que os gastos da família aumentam muito, não interessaram ao governo e aos nossos legisladores federais, pelo menos até agora.

Faço minha esta bandeira de luta e clamo aos nossos Senadores e Deputados Federais para que possam abraçar esta causa permitindo em lei a licença para acompanhamento de saúde da criança com câncer e o auxilio da previdência aos pais, mães e cuidadores destas crianças, possam num futuro próximo ajudar a TANTAS famílias espalhadas por todo o Brasil que sofrem este drama do câncer infantil e precisam dedicar amor, carinho e presença a estes anjinhos que sequer sabem o que estão passando, sofrem em silencio e na inocência dos seus sentimentos muitas vezes fortalecem a nossa luta.

Lançamos na internet um abaixo-assinado a favor da inclusão na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, de dispositivo legal para permitir o afastamento do empregado em caso de doença grave de filho ou dependente. Para assinar, clique aqui. Contamos com o seu apoio para fazer chegar ao Congresso Federal esta bandeira de luta, que resgate a responsabilidade social do Governo com a Criança com Câncer e outras doenças graves que merece e tem esse direito.
Deus abençoe a todos.

João Eduardo Melo e Leila"

Fonte: administradores.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir