Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2014

Bombeira perde 42kg em dois anos e vira fisiculturista
Pode-se dizer que a vida de Patricia Sevecenco � dividida em duas fases: antes e depois dos 40 anos. Ao chegar a idade da loba pesando 120kg, a bombeira entrou em desespero. Ela n�o queria que acontecesse com ela o mesmo que ocorreu com seus pais: a m�e,
Bombeira perde 42kg em dois anos e vira fisiculturista
Foto: www.extra.globo.com

� Eu j� tinha feito uma cirurgia de redu��o de est�mago antes, mas, como n�o mudei meus h�bitos, n�o emagreci. Continuei obesa. Tamb�m j� tinha feito dieta e exerc�cios, mas nunca os dois juntos. Logo, n�o via o resultado e sempre desistia no meio do caminho. Mas, quando eu cheguei aos 40 anos, vi que precisava mudar � lembra a paulista, que h� 12 anos mora no Flamengo, no Rio de Janeiro.

A transforma��o come�ou impulsionada pela filha mais velha da bombeira, Pamela, que atualmente est� com 25 anos. Sem querer ir para a academia sozinha, a jovem chamou a m�e como companhia. Pouco tempo depois, m�e e filha estavam malhando juntas, o que continua acontecendo at� hoje.

� Comecei a ver o resultado no corpo da minha filha e no de outras pessoas que frequentavam o lugar e me animei. A princ�pio, faz�amos s� muscula��o. Mas depois, quando o resultado passou a aparecer, resolvemos incluir exerc�cios aer�bicos para acelerar a queima de gordura � conta Patricia, que trocou de academia para malhar de domingo a domingo: � Depois de perder sete quilos e chegar ao corpo que queria, minha filha se exercita de segunda a sexta-feira. Como o meu objetivo � outro, eu mantenho a rotina di�ria.

Consciente de que treino sem alimenta��o n�o resulta em nada, a bombeira come�ou a fazer dieta. Primeiro, deixou de lado os p�es, doces e refrigerantes. Em seguida, come�ou a procurar na internet o que mais poderia fazer para melhorar a alimenta��o.

� A mudan�a aconteceu aos poucos, porque nem tudo o que serve para uma pessoa vai servir para mim tamb�m. Vou testando e adaptando. Atualmente, as minhas refei��es cont�m mais prote�na do que carboidrato. Como agora estou sempre de dieta, para n�o enjoar, eu fa�o substitui��es nas receitas de que gosto. Troquei o a��car normal pelo mascavo, a farinha branca pela integral... N�o passo vontade, meus muffins fazem muito sucesso. Como a cada tr�s horas e levo marmita para o trabalho � descreve a paulista, que est� com 78kg: � Eu sempre fiz foto de biqu�ni para acompanhar a minha evolu��o, mas n�o me pesava porque, �s vezes, voc� n�o perde tanto peso porque troca gordura por massa magra. Tinha medo de ficar desestimulada.

Tanta dedica��o fez com que, pouco tempo depois de completar um ano malhando, Patricia se tornasse uma atleta fisiculturista. Ela comprou a ideia, que a princ�pio veio das pessoas que acompanharam a mudan�a, e hoje a meta dela � aumentar de categoria nas competi��es de fisiculturismo.

� No primeiro concurso do qual participei, o Mr. Cabo Frio, em 2013, fiquei em segundo lugar. J� no Estreantes 2014, fiquei em quinto. Sempre na categoria Bikini Wellness, que � mais para as mulheres que t�m pernas e bumbum torneados. Mas eu quero subir uma categoria e competir na Women"s Physique. Depois de emagrecer 42kg, quero chegar aos 100kg, mas de massa magra, e a 6% de gordura corporal. E � isso que me motiva a ir � academia todos os dias. Por ter passado a maior parte da minha vida acima do peso, tenho medo de perder o est�mulo e voltar a engordar. Tenho esse cuidado por causa disso � confessa a bombeira, que est� mais confiante: � Na primeira vez em que competi, fiquei nervosa s� de pensar que teria que ficar s� de biqu�ni para as pessoas me verem. S� usava legging com camiseta larga. Agora, tenho shorts, tops e camisetas no meu guarda-roupa.

Patricia Sevecenco � a personagem da semana do Projeto Toda Extra, no Instagram (@TodaExtra). Ela foi escolhida porque usou ahashtag #projetotodaextra em seus posts de antes e depois. As leitoras que t�m hist�rias de emagrecimento, sem cirurgias e rem�dios, tamb�m podem ter suas trajet�rias contadas no Extra Online. Para isso, devem fazer como Patricia e usar a hashtag #projetotodaextra. NoInstagram da Toda Extra tamb�m tem dicas de moda, beleza, boa forma e comportamento.




Fonte: www.extra.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir