Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-07-2014

Apertem os cintos pois o piloto sumiu
Aconteceu l� na Ucr�nia: um voo da companhia DonbassAero, previsto para ir de Simferopol a Kiev, foi cancelado. Sobre o motivo, assim disse um membro do Parlamento: �o voo n�o decolou porque todos os membros da tripula��o, do primeiro ao �ltimo, estavam,
Apertem os cintos pois o piloto sumiu
Foto: www.maratimba.com

Um outro caso famoso de "bebedeira a bordo": no Reino Unido, 400 passageiros aguardavam, a bordo de um Boeing 747, o conhecido "Jumbo", a decolagem rumo a Washington (EUA) quando descobriram que o comandante estava completamente b�bado.
Pelo mesmo motivo um outro piloto, da Royal Brunei Airlines, foi condenado a passar seis meses atr�s das grades, ap�s pilotar um Boeing 767 de Londres a Brunei sob os efeitos de um porre fenomenal. Igualmente preso foi um comandante de Boeing 777, que planejava fazer um voo entre S�o Francisco e Londres "pra l� de Bagd�"!
Mas talvez o pior caso venha da R�ssia. Passageiros desconfiaram, pela voz pastosa, que o piloto do avi�o que os conduziria de Moscou a Nova York estava b�bado. Iniciaram um motim a bordo. E eis que um funcion�rio da empresa, ap�s constatar o estado do comandante, reconheceu a influ�ncia do �lcool mas disse n�o haver perigo, pois "o avi�o podia voar praticamente sozinho". Desnecess�rio dizer que houve turbul�ncia a bordo depois disso...
H� tamb�m aqueles que simplesmente dormem no comando. O caso mais emblem�tico vem da �ndia: por conta de uma gostosa soneca da tripula��o, um avi�o de passageiros acabou indo parar em outra cidade � e veja que eles s� acordaram por conta de um alarme disparado pelos controladores de voo.
Quem tamb�m errou de destino foi a tripula��o de um Airbus norte-americano. Os pilotos come�aram a discutir animadamente sobre a situa��o da empresa, e quando se deram conta j� haviam passado 241 km do destino.
Falando em discuss�es animadas, uma delas acabou em grossa pancadaria nos c�us da �ndia. Dois pilotos come�aram a trocar socos e tabefes diante de apavorados 120 passageiros que s� queriam ir em paz de Dubai para Nova Delhi.
J� um outro piloto, este da Tun�sia, ao constatar que seu avi�o ficou sem combust�vel em pleno ar, sobre a It�lia, ao inv�s de realizar os procedimentos de emerg�ncia ficou simplesmente orando, em atitude contemplativa diante do acidente que viria a vitimar 16 de seus passageiros.
Menos elevado espiritualmente foi um piloto de helic�ptero norte-americano que levava a bordo uma atriz de filmes pornogr�ficos. Enquanto pilotava ele decidiu reproduzir com a dita cuja, nos c�us da California (EUA), algumas cenas bastante picantes dos filmes que ela fazia, e acabou suspenso por conta disso.
Uma outra cena cinematogr�fica vem dos c�us do Egito: os apavorados passageiros encontraram um jacar� passando entre as fileiras de assentos. N�o se sabe ainda se o r�ptil apenas procurava um lugar para sentar ou se estava em busca de um lanchinho a bordo.
De toda sorte, este jacar� n�o teve a esperteza de um porco norte-americano, que acomodou-se na Primeira Classe de um Boeing 757 que ia da Philadelphia para Seattle � l� os lanchinhos s�o sem d�vida mais apetitosos. O su�no deve ter se fartado de tanto comer!
Diante destes epis�dios, felizmente uma exce��o, fico a pensar nas s�bias palavras de Otto Lilienthal, um dos pioneiros da avia��o: "inventar um avi�o n�o � nada. Construir um � alguma coisa. Voar � tudo".

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir