Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2014

Conflito na Faixa de Gaza entra na segunda semana e afasta
J� na segunda semana de bombardeios, civis sofrem com fortes ofensivas
Conflito na Faixa de Gaza entra na segunda semana e afasta
Foto: g1.globo.com

Os conflitos na Faixa de Gaza j� entram na segunda semana e a viola��o dos direitos humanos aumenta ainda mais a instabilidade pol�tica da regi�o. A escalada de viol�ncia e a falta de canais diplom�ticos que ofere�am espa�o para conversas pac�ficas intensifica a gravidade da situa��o.

Segundo especialistas consultados pelo R7, uma tr�gua neste conflito que j� dura d�cadas est� longe de acontecer. Para o professor de Rela��es Internacionais da Puc de S�o Paulo, Reginaldo Nasser, em Gaza, as pequenas diferen�as inflamam grandes confrontos.

� Quando a��es singulares se transformam em coletivas, acontece uma guerra monstruosa.

Desde 1967, a Faixa de Gaza, uma regi�o prioritariamente �rabe, foi ocupada por Israel, que continua controlando todos os acessos terrestres, mar�timos e a�reos no local.

Como Israel n�o incorporou a regi�o em seu pr�prio territ�rio, as disputas entre palestinos e israelenses terminaram em uma verdadeira crise humanit�ria. Para Nasser, uma "pris�o a c�u aberto".

O professor de Rela��es Internacionais das Faculdades Rio Branco e especialista em Oriente M�dio, Guilherme Casar�es, explica que os moradores da regi�o da Faixa de Gaza vivem em um "regime de n�o cidadania".

� Naquelas regi�es vivem grandes concentra��es populacionais de pessoas que n�o t�m, ou pelo menos n�o tinham, por muito tempo, um governo institu�do, pouqu�ssimos recursos econ�micos, uma gera��o de renda muito baixa e uma grande parte da popula��o vivendo abaixo da linha da pobreza.

A insatisfa��o de palestinos que vivem na Faixa de Gaza pareceu ser bem representada na insurg�ncia do Hamas, um grupo considerado como terrorista pelos pa�ses do Ocidente, mas que age tamb�m como partido pol�tico dentro da Autoridade Palestina.

Depois de vencer nas �ltimas elei��es o Fatah � outro partido pol�tico da Palestina �, o Hamas tomou o poder da Faixa de Gaza e, desde ent�o, ofensivas entre o grupo e as for�as do Ex�rcito israelense s�o comuns.

Pa�ses por de tr�s do conflito

Um dos maiores impasses no confronto entre Israel e Palestina � o apoio de importantes pa�ses, o que compromete a neutralidade da comunidade internacional. Al�m de apoio pol�tico, esses pa�ses e organiza��es enviam dinheiro e armamentos para os combatentes e l�deres.

Os Estados Unidos s�o um dos maiores aliados de Israel e oferecem milh�es de d�lares em ajuda externa, al�m de armamentos sofisticados, o que garante que o Ex�rcito de Israel tenha um arsenal de alta tecnologia, inclusive drones. Nasser explica que a situa��o favorece Israel.

� Os Estados Unidos garantem que Israel haja sem respeito a nenhum princ�pio de ordem internacional. O �nico pa�s que poderia frear Israel seria os Estados Unidos.

Por outro lado, Casar�es explica que o Hamas aparece cada vez mais isolado no cen�rio geopol�tico. O grupo armado e partido pol�tico ganhou for�as no apoio do elo formado entre S�ria, Ir� e o grupo terrorista e tamb�m partido pol�tico que age no sul do L�bano, o Hezbollah. O Egito tamb�m colaborava com o Hamas, mas essa situa��o j� � bastante diferente.

Casar�es diz que o apoio do Ir� e do Egito foram comprometidos na mudan�a de presidentes. Depois da queda de Mahmoud Ahmadinejad e Mohamed Mursi, presidentes do Ir� e Egito, que eram declaradamente contr�rios a Israel, os respectivos pa�ses deixaram de se envolver no conflito. J� a S�ria, que passa por uma guerra civil h� mais de tr�s anos, deixou de financiar o Hamas porque o grupo declarou apoio aos rebeldes que lutam contra o governo ditatorial de Bashar al Assad.

� O Hamas � muito pr�ximo do Hezbollah, que � um grupo terrorista e partido pol�tico. Esses dois grupos t�m uma rela��o muito intensa e s�o dois inimigos muito pr�ximos [geograficamente] de Israel. O Hezbollah fica ao sul do L�bano, quase na fronteira com o norte de Israel e o Hamas age na Faixa de Gaza.

Dificuldades no cessar-fogo

Para os professores, as dificuldades no cessar-fogo entre Israel e Hamas acontecem por diferentes raz�es. De acordo com Nasser, o Hamas � desfavorecido em prov�veis acordos de paz, que normalmente s�o organizados por pa�ses que apoiam o Estado de Israel. Mas Casar�es ainda diz que � prov�vel que a a��o de grupos menores que atuam na Faixa de Gaza comprometam a paz.

� O problema dentro da Faixa de Gaza � que n�o � s� o Hamas, existem outros grupos como a Frente Popular de Liberta��o da Palestina, a Jihad Isl�mica, a Brigada dos M�rtires de Al� e grupos inferiores que recorrem ao terrorismo e n�o s�o obedientes ao Hamas.

E, apesar de o premi� israelense, Benjamin Netanyahu, ter afirmado que o Estado de Israel est� se defendendo de um radicalismo isl�mico que conquista espa�o no Oriente M�dio, em uma clara refer�ncia ao grupo Estado Isl�mico que domina regi�es do Iraque, os dois professores acreditam que o conflito religioso n�o est� em destaque na situa��o atual.

Nasser explica que os conflitos acontecem por causa da disputa de terras, e n�o por causa de religi�o, e Casar�es afirma que o problema tamb�m tem a ver com a fragmenta��o das lideran�as palestinas na regi�o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir