Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2014

Audiência da TV na Copa sobe 80% quando se soma público
Pela 1ª vez, Ibope mediu público nas ruas e bares durante partida do Brasil. Do total da audiência, 46,4% dos telespectadores estavam fora dos lares
Audiência da TV na Copa sobe 80% quando se soma público
Foto: g1.globo.com

Pesquisa inédita feita pelo Ibope mostra que um grande número de torcedores viram os jogos do Brasil na Copa fora de casa, junto com amigos, parentes, no trabalho, em bares, restaurantes ou mesmo na rua. Segundo o levantamento, realizado durante a partida entre Brasil e México, no dia 17 de junho, na Grande São Paulo, a audiência da televisão é 80% maior quando este público também é computado.

Segundo o estudo "Audiência de TV em todos lugares", do total da audiência do empate entre Brasil e México, 46,4% dos telespectadores estavam fora de casa.

Pela primeira vez, o instituto de pesquisa mediu a audiência da televisão fora dos lares e constatou que existe uma enorme audiência que não é registrada pela medição tradicional, que leva em conta apenas as TVs ligadas na residência do próprio telespectador.

A pesquisa permitiu identificar uma nova audiência total. Segundo o Ibope, na Grande São Paulo o alcance do jogo passou de 5,402 milhões na pesquisa tradicional para 9,743 milhões, dentro de um universo de 16,939 milhões de pessoas com 12 anos ou mais com TV.

A Globo liderou a audiência na partida. Na medição tradicional, foram 4,467 milhões que acompanharam o jogo pela emissora na Grande São Paulo, ou 82,6% do total. Ao incluir o público que assistiu à partida fora de casa, esse número cresce 82%, chegando a 8,109 milhões de pessoas, ou 83,2% do total.

O Ibope ouviu 750 paulistas acima de 12 anos de idade, que responderam, por telefone, onde assistiram à partida, considerando casa de amigos e familiares, bares, restaurantes, clubes, carros, lugares públicos, etc.

"Foi a primeira vez que o Ibope fez uma pesquisa desse tipo, de fusão de dados, como forma de mensurar a audiência total", explica a diretora regional Brasil do Ibope Media, Dora Câmara. "A pesquisa constatou uma percepção que o mercado publicitário e de mídia sempre se teve, mas que nunca tinha sido medida", acrescenta.

Na Copa, o fenômeno da audiência fora de casa ficou ainda mais evidente nas grandes concentrações nas Fan Fests ou em pontos tradicionais de concentrações como a Vila Madalena, em São Paulo, e o Alzirão, no Rio.

Segundo os dados do Ibope, entre o público que assistiu ao jogo entre Brasil e México fora de casa, 55,8% estava na casa de amigos e familiares, 23,3% no trabalho e 14,4% em bares ou restaurantes.

A pesquisa considerou também a audiência em outros aparelhos, como celulares e televisores em veículos de transporte, mas a particularidade do caso -- um jogo da seleção brasileira, situação em que as pessoas costumam parar de trabalhar -- mostrou que o veículo que registrou mesmo a concentração da audiência foi a TV.

Audiência foi 10% maior que a da Copa de 2010

Segundo os números consolidados do índice tradicional do Ibope, a audiência dos jogos na TV durante a Copa cresceu 10% na comparação com o mundial da África do Sul, em 2010, e aumentou 37% em relação à faixa horária pré-Copa.

A audiência média nacional de todos os jogos foi de 23,5 pontos, com 48% de share: 2,1 pontos a mais do que a da Copa passada e 6,4 pontos superior à média da faixa horária antes da exibição do mundial.
O total de televisores ligados na audiência domiciliar passou de 40,8% em 2010 para 49,1% agora na Copa do Brasil.
A maior audiência foi registrada na abertura da Copa, na partida entre Brasil e Croácia, atingindo 41 pontos e 72% de share.
A final entre Alemanha e Argentina marcou 34 pontos e share de 60%.
Em SP, a audiência da Globo cresceu 4% ante 2010, de 19 para 20 pontos e subiu 31% em relação à faixa, de 15 para 20 pontos. No Rio, alta foi de 23% na comparação com a Copa de 2010, de 20 para 25 pontos.
Audiência do Globoesporte.com cresce 59%
A audiência do Globoesporte.com durante a Copa cresceu 59% na comparação com o mundial de 2010. O site teve média diária de 11,3 milhões de visitas no período entre 12 de junho e 13 de julho, ante a uma média de 7,1 durante a Copa de 2010.
O recorde de visitantes foi registrado em 9 de julho, dia do jogo das semifinalistas Holanda e Argentina, com 17,4 milhões de visitas ao site durante o dia e mais de 1 milhão durante a partida.
Em junho 2014, o Globoesporte.com bateu seu recorde mensal, com média de 10,5 milhões de visitantes por dia.

Segunda tela e mídias sociais

O aplicativo de segunda tela da Globo, com estatísticas e conteúdo interativo, registrou 1,4 milhão de downloads durante o evento. Na primeira fase do campeonato, foram registrados mais de 1,1 milhão de usuários únicos em atividade. Cada usuário navegou, em média, 24 minutos no ambiente.

A fanpage da Globo no Facebook ganhou 884.825 novos fãs durante a Copa, chegando a a mais de 7 milhões de seguidores na página. Durante o período, foram mais de 200 posts publicados, com mais de 17,5 milhões de interações. O post que gerou maior repercussão foi o do Neymar agradecendo o apoio dos torcedores após a contusão que o tirou da Copa. A mensagem teve 18.752 compartilhamentos.

No Instagram, foram 42.000 novos seguidores e mais de 300 mil likes durante a Copa. Já no Twitter, a TV Globo chegou a 6,5 milhões de seguidores, com um adicional de 180 mil internautas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir