Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2014

Deputada confirma carona a ativistas em consulado
A deputada estadual Janira Rocha (PSOL) confirmou que a advogada Eloisa Samy, de 45 anos, e David Paix�o, de 18, ambos considerados foragidos pela pol�cia, deixaram dentro de seu carro, nesta segunda-feira, 21, � noite, o Consulado do Uruguai, em Botafogo
Deputada confirma carona a ativistas em consulado
Foto: www.maratimba.com

A parlamentar, entretanto, negou ter facilitado a fuga de Eloisa e Paix�o. "Se algu�m facilitou a fuga foi o Estado e sua pol�cia. A quem � dada a miss�o de prender pessoas? � pol�cia e ao Estado, e n�o a mim como deputada. Eu estive l� apoiando os ativistas e estaria de novo, independente das amea�as da Alerj ou da pol�cia", afirmou.

Corregedor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Comte Bittencourt (PPS) afirmou que, se ficar provado que a deputada usou um carro oficial para ajudar os ativistas a fugir, ela ser� investigada pela Casa.

"N�o cometi nenhum crime. Crime est� cometendo o Estado, que n�o est� garantindo o direito de defesa desses ativistas", disse Janira. A deputada contou que estava no consulado para garantir que os ativistas n�o tivessem seus direitos violados. Por volta de 18h, segundo ela, a c�nsul-geral Myriam Chalar informou que, ap�s o governo uruguaio ter passado "o dia inteiro negociando com o minist�rio das Rela��es Exteriores do Brasil", chegou-se � conclus�o de que o Uruguai reconhecia o Brasil como um estado democr�tico de direito e, portanto, n�o seria concedido o asilo.

"Ela (Eloisa) me pediu: A senhora me d� uma carona? Sa� pela porta da frente, onde havia inclusive uma viatura da PM. N�o dei fuga a ningu�m", refor�ou Janira. Ela contou ter deixado os tr�s em S�o Conrado, na zona sul do Rio.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir