Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2014

Justiça nega habeas corpus a estudante preso em ato contra a Copa
Ele foi detido em manifestação na Avenida Paulista em 23 de junho. Polícia afirma que ele foi filmado portando coquetel molotov.
Justiça nega habeas corpus a estudante preso em ato contra a Copa
Foto: g1.globo.com

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou nesta terça-feira (22) o habeas corpus a um estudante suspeito de participar da depredação ocorrida no final do protesto contra os gastos públicos na Copa, ocorrido em 23 de junho. A polícia afirmou que ele foi filmado portando coquetel molotov.

Fabio Hideki Arano, que também é servidor da Universidade de São Paulo (USP), foi detido no final da manifestação, na Avenida Paulista, por policiais militares e civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Na ação, um investigador do Deic provocou polêmica após dar disparos para o alto. Para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ato foi em legítima defesa.

Na mesma ação policial, os policiais detiveram o manifestante Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, que já tinha recebido um jato de spray de pimenta nos olhos em outro protesto em 12 de julho.

Além da irritação nos olhos, ele ficou com marcas de tiros de bala de borracha no peito e perna, escoriações nas mãos, braços e costas. Lusvarghi é ex-policial militar.

Para a polícia, eles integram o grupo black blocks e estavam incitando atos violentos contra os policiais quando foram detidos. Rafael e Fábio foram indiciados por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, incitação à violência, resistência e desobediência. O caso corre em segredo de Justiça.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir