Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2014

Robôs da RoboCup podem encontrar sobreviventes
Protótipos têm que encontrar sinais vitais em locais de difícil acesso. Finais acontecem nesta quinta-feira (25) em João Pessoa.
Robôs da RoboCup podem encontrar sobreviventes
Foto: g1.globo.com

Os robôs que se apresentam durante a RoboCup 2014, em João Pessoa, são programados para encontrar sobreviventes em desastres. Na quarta-feira (23), terceiro dia de competições, uma equipe da Mahidol University, da Tailândia, colocou seus robôs na arena construída no Centro de Convenções e conseguiu localizar cinco vítimas que ainda podiam ser socorridas, caso fossem reais.

Na tarefa, os robôs têm que mapear todo o local do desastre e identificar sinais vitais, a exemplo do calor. Os protótipos têm que mostrar bom desempenho em terrenos irregulares e em locais de difícil acesso.

"São robôs teleoperativos que usam câmeras para capturar as imagens do local e das vítimas. Assim, será possível enviar uma equipe de resgate para socorrer os sobreviventes", explicou a estudante Preedipat Sattayasoonthorn, uma das integrantes do grupo formado por 10 tailandeses.

As finais da RoboCup acontecem nesta quinta-feira (24) no Centro de Convenções de João Pessoa. Na sexta-feira (25), ainda acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área. O simpósio exige inscrição paga tanto para estudantes quanto para professores e pesquisadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir