Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2014

Defesa de ex-Polegar Rafael Ilha entra com pedido de liberda
Pedido foi feito nesta quinta-feira (24) no F�rum de Foz do Igua�u. Ex-cantor e esposa foram presos na segunda-feira (21) na fronteira.
Defesa de ex-Polegar Rafael Ilha entra com pedido de liberda
Foto: g1.globo.com

O advogado de Rafael Ilha Willian Amanaj�s Lobato entrou na manh� desta quinta-feira (24) com o pedido de liberdade provis�ria para o ex-cantor e a esposa dele. De acordo com Lobato, se a Justi�a conceder o pedido, os dois poder�o ser soltos na sexta-feira (25).
Lobato chegou na quarta-feira (23) a Foz do Igua�u, no oeste do Paran�, e esteve no in�cio da tarde na Penitenci�ria Estadual de Foz do Igua�u I (PEF1), onde o ex-Polegar est� preso. Segundo o advogado, Rafael est� confiante "Conversei com ele por 45 minutos e ele est� bem, apenas preocupado com a esposa", contou o Lobato.
O ex-Polegar est� na mesma cela que outros detentos, conforme o advogado. "Ele est� tendo o mesmo tratamento que os outros presos", disse Lobato. A esposa dele est� detida na cadeia p�blica de Foz do Igua�u.
Ainda na quarta o Juiz Federal da 1� Vara Criminal de Foz do Igua�u, Pedro Carvalho Aguirre Filho, alterou a pris�o em flagrante para pris�o preventiva, conforme Lobato, que tamb�m conseguiu as c�pias do processo dos dois.
Rafael foi preso na segunda-feira (21) � tarde, na aduana da Receita Federal de Foz do Igua�u. O ex-Polegar estava com a mulher e ambos tentaram passar pela fiscaliza��o da Receita Federal em duas moto-t�xi. Ao revistar o casal, os agentes da Receita encontraram uma espingarda calibre 12 e muni��o enrolados em um cobertor que estava com a mulher. A arma estava desmontada. Com Rafael, foi encontrada a arma de choque. A mulher dele, que vinha logo atr�s, tentou dar meia-volta e seguir para o Paraguai de novo, mas foi impedida.
De acordo com a Receita Federal, o casal pode pegar de quatro a oito anos de pris�o por tr�fico internacional de armas.

Sucesso e confus�es
O Grupo Polegar estourou em 1989, com a m�sica "D� Para Mim", e chegou a vender um milh�o de discos. Rafael Ilha deixou o grupo em 1991. Depois disso, o ex-vocalista acumulou passagens pela pol�cia. Ele foi preso pela primeira vez em setembro de 1998, quando tentava assaltar pessoas em um cruzamento para comprar drogas. � �poca, ele roubou um vale-transporte e uma nota de R$ 1 de uma balconista na Zona Sul de S�o Paulo.
No ano seguinte, ele foi detido por dirigir uma moto na contram�o. Depois, foram duas outras pris�es por porte de coca�na. Em 2000, o ex-integrante do grupo Polegar passou mal depois de engolir uma caneta, tr�s isqueiros e uma pilha, durante uma crise de abstin�ncia. Meses depois, ele ingeriu outras duas pilhas e precisou ser submetido a uma cirurgia, em um hospital de S�o Paulo, para a retirada dos objetos.
Em 2005, foi detido em Itapecerica da Serra, em frente � cl�nica dele, com uma arma calibre 380, com numera��o raspada. Ele acabou autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Em setembro de 2007, o ex-Polegar voltou � delegacia, mas como v�tima. Rafael se dirigiu � resid�ncia de um jovem de 30 anos com intuito de convenc�-lo a se internar. De acordo com a pol�cia, quando o homem percebeu a chegada do ex-vocalista, acabou fugindo em seu carro. Rafael passou a persegui-lo e, ap�s um tempo, o jovem parou o carro e teria agredido o ex-cantor.
Em julho de 2008, Rafael Ilha passou 17 dias na pris�o, acusado de tentativa de sequestro, forma��o de quadrilha e usurpa��o de fun��o p�blica. Ele teria tentado, junto com outras duas pessoas, colocar � for�a em um carro a esteticista Karina Costa, de 28 anos. Ele informou � pol�cia que o ex-marido dela tinha entrado em contato e pedido para que a mulher fosse internada na cl�nica de reabilita��o contra dependentes qu�micos do ex-Polegar. A esteticista negou ser usu�ria de drogas.
Em 2009, o ex-cantor foi encontrado dentro de um elevador de um condom�nio todo ensanguentado. Os policiais que atenderam a ocorr�ncia relataram na delegacia que ele dizia a frase "eu vou me matar". Rafael ficou internado quatro dias. De acordo com o psiquiatra Alo�sio Priuli, Ilha foi diagnosticado com transtorno bipolar.
J� em 2013, o ex-vocalista sofreu um acidente de moto na Ponte Octavio Frias de Oliveira, a ponte estaiada, na Zona Sul de S�o Paulo. Segundo a pol�cia, Rafael bateu com a motocicleta na mureta, depois de ser fechado por um carro. A moto pegou fogo e ficou totalmente destru�da, mas o ex-Polegar conseguiu saltar do ve�culo e sofreu algumas escoria��es

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir