Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Definição de sanções europeias à Rússia é novamente adiada
Endurecimento das medidas foi anunciado várias vezes, e agora é de novo adiado. A União Europeia quer discutir por mais uma semana as restrições a serem adotadas. É cada vez mais difícil explicar e entender o complexo processo de tomada de decisões da Un
Definição de sanções europeias à Rússia é novamente adiada
Foto: www.maratimba.com

Nesta terça-feira (22/07), a alta representante para as Relações Exteriores da UE, Catherine Ashton, havia anunciado de forma resoluta que, na quinta-feira, os Estados-membros do bloco decidiriam sobre sanções econômicas mais duras. Ela disse ainda que o presidente do Conselho da UE anunciaria, também na quinta, se uma nova cúpula extraordinária do bloco europeu sobre a crise na Ucrânia seria necessária.

Mas a porta-voz de Ashton parece ter ouvido outra coisa. Segundo ela, o encontro desta quinta era apenas para discutir as propostas de sanções, o que de fato aconteceu. Em nenhum momento teria sido dito que haveria uma decisão, afirmou, num aparente esforço para interpretar a sua chefe, que, por sua vez, não se manifestou.

Decisões na próxima semana, talvez

Assim, as ameaças direcionadas a Moscou na terça-feira desmancharam-se no ar ou foram adiadas. "Essa discussão vai continuar na próxima semana", disse Jonathan Todd, porta-voz da Comissão Europeia, também na quinta-feira. Em outras palavras: os embaixadores da UE que discutiram o assunto nesta semana vão discuti-lo de novo na próxima. Somente após serem consultados todos os Estados-membros, a situação ficará mais concreta, mas isso não acontecerá tão rapidamente, afirmou Todd.

"Assim que os países-membros tiverem decidido no Conselho como querem proceder e o que querem fazer, a Comissão Europeia apresentará projetos de lei. Essas medidas legislativas serão então adotadas pelos países-membros de acordo com os procedimentos previstos", explicou o porta-voz.

Segundo os porta-vozes da Comissão Europeia, os próprios chefes de Estado e governo do bloco deverão decidir se uma nova cúpula em Bruxelas será necessária para essa ação legal, ou seja, para a adoção de novas sanções contra a Rússia. De acordo com diplomatas europeus, isso leva a crer que poderá demorar ainda uma, duas semanas até que algo concreto seja decidido. Assim a Rússia ainda teria tempo de ceder e atender às demandas do Ocidente, como, por exemplo, o fechamento da fronteira com as regiões separatistas na Ucrânia.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir