Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Israel rejeita cessar-fogo oferecido por John Kerry
Secret�rio americano pressionou l�deres regionais nesta sexta. Conflito de 18 dias j� matou 819 palestinos e 35 israelenses.
Israel rejeita cessar-fogo oferecido por John Kerry
Foto: g1.globo.com

O gabinete de seguran�a do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou nesta sexta-feira (25) o cessar-fogo para a Faixa de Gaza proposto pelo secret�rio de Estado americano, John Kerry, e pediu mudan�as no texto.
Segundo a ag�ncia Associated Press, a proposta americana pedia uma tr�gua tempor�ria durante a qual Israel e o Hamas teriam di�logos indiretos sobre o abrandamento do bloqueio nas fronteiras da Faixa de Gaza. O Hamas pede que as fronteiras sejam completamente abertas. O principal motivo da negativa israelense seria que o pa�s teria que interromper a ofensiva que est� destruindo os t�neis ilegais que ligam Gaza a Israel.
Kerry tem pressionado por uma tr�gua no conflito de 18 dias entre Israel e o grupo isl�mico palestino Hamas em Gaza. N�o foram divulgados detalhes da proposta de paz, mas uma fonte oficial disse � ag�ncia de not�cias Reuters que Israel pediu mudan�as antes de concordar com qualquer interrup��o. O Hamas ainda n�o respondeu � proposta de tr�gua.
Autoridades de Gaza disseram que ataques de Israel mataram 27 pessoas nesta sexta-feira, incluindo o chefe de m�dia do Jihad Isl�mico, aliado do Hamas, e tamb�m seu filho. Assim, o n�mero de mortos palestinos em Gaza em 18 dias j� totaliza 819 pessoas, a maioria civis.
Na Cisjord�nia ocupada, onde o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que tem o apoio dos EUA, governa em uma inc�moda coordena��o com Israel, cerca de 10 mil manifestantes marcharam em solidariedade com Gaza durante a noite, uma escala que relembra revoltas do passado.
Israel perdeu 32 soldados em Gaza por conta de um avan�o terrestre cujo objetivo oficial � destruir dezenas de t�neis utilizados para a infiltra��o de combatentes do Hamas, que amea�am vilas ao sul do pa�s assim como bases do Ex�rcito. Tr�s civis foram mortos em Israel por ataques de foguetes e morteiros vindos de Gaza.
In�cio do conflito
A mais recente escalada de tens�o e viol�ncia entre israelenses e palestinos come�ou com o desaparecimento de tr�s adolescentes israelenses no dia 12 de junho na Cisjord�nia. Eles foram sequestrados quando pediam carona perto de Gush Etzion, um bloco de col�nias situado entre as cidades palestinas de Bel�m e Hebron (sul da Cisjord�nia) para ir a Jerusal�m.
O governo israelense acusou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro. O Hamas n�o confirmou nem negou envolvimento. Israel deslocou um grande contingente militar para a �rea da Cisjord�nia, principalmente na cidade de Hebron e arredores. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel.

Os corpos dos tr�s jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. Analistas sustentam que eles foram assassinados na noite de seu desaparecimento.
A localiza��o dos corpos aumentou a tens�o, com Israel respondendo aos disparos feitos por Gaza. No dia seguinte, 1� de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusal�m Oriental. A aut�psia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo.

Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e tr�s dos detidos confessaram o crime. Isso refor�ou as suspeitas de que a morte teve motiva��o pol�tica e gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza.

No dia 8 de julho, ap�s um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a avia��o israelense iniciou dezenas de ataques a�reos contra a Faixa de Gaza. A opera��o, chamada "cerca de prote��o", tem como objetivo atacar o Hamas e reduzir o n�mero de foguetes lan�ados contra Israel, segundo um porta-voz israelense.

Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv. Por enquanto, s� houve registro de mortes entre os palestinos � o sistema antim�sseis israelense interceptou boa parte dos disparos lan�ados contra seu territ�rio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir