Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Menina esquecida em van está sem ir à escola em Itapetininga
Família pediu transferência para não usar mais o serviço de transporte. Criança de 4 anos ficou aproximadamente seis horas trancada em veículo.
Menina esquecida em van está sem ir à escola em Itapetininga
Foto: g1.globo.com

A menina de quatro anos que foi deixada por cerca de seis horas trancada dentro de uma van escolar em Itapetininga (SP) não tem ido à escola desde o último dia 17, quando aconteceu o fato. Segundo a mãe da criança, a vendedora Luana Barros, o medo da menina não é da escola, mas de entrar no veículo do transporte escolar para ir até a unidade.

A família mora na Vila Nastri e a criança estuda na escola municipal de educação infantil Profª Maria Munhoz Soares de Salles, no bairro Central Parque 4L. Como os pais trabalham, a única maneira de a menina ir à aula era com o serviço de transporte particular contratado pela família.

Os pais da criança apresentaram o pedido de transferência à Secretaria de Educação para outra unidade onde a criança poderá ser levada pela tia. O pedido foi aceito nesta sexta-feira (25). "A minha cunhada trabalha na escola Lázara Galvão. Com a transferência, a tia poderá levá-la. Assim, não teria problema. Ela aceitaria ir e voltar da escola com a tia."

Entenda o caso

A família da menina de quatro anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itapetininga (SP) após a criança contar que ficou trancada dentro da van escolar no último dia 17. Ela foi deixada por cerca de seis horas. Segundo a mãe, a filha ficou sozinha dentro do veículo das 12h às 18h, período em que deveria ter sido deixada na escola municipal de educação infantil Profª Maria Munhoz Soares de Salles, no bairro Central Parque 4L. A ausência da menina foi confirmada pela Secretaria de Educação.

A situação foi percebida pela família no fim do dia, quando passou do horário em que a criança deveria ser deixada na casa da avó. Em entrevista ao G1, a mãe ainda explicou que no período da manhã, a menina fica sob os cuidados da avó paterna. Já por volta das 12h, a van pega a criança para levá-la até a escola. O serviço é usado pela família desde que a menina tinha 1 ano.

Quando chegou o horário do retorno da criança para a casa, a avó ficou no portão esperando a chegada da van. No entanto, o horário rotineiro extrapolou. Ainda de acordo com a mãe, enquanto a avó esperava pela criança, a dona da empresa de transportes teria passado em frente à residência e conversado com a mulher.

"A motorista da van passou em frente à casa da minha sogra e perguntou pela menina. Minha sogra disse que ela ainda não havia chegado e achou estranho. Ela então ligou para o meu marido para perguntar se eu tinha buscado a criança. Ele também ficou preocupado e ligou para a dona da van para perguntar da nossa filha. Ela então disse que estava com a menina e estava levando ela para casa", comenta.

Depois que a menina foi deixada na casa da família, os pais estranharam o comportamento dela. Segundo a mãe, a criança é alegre e conversa bastante sobre o dia na escola, situação que não aconteceu na quinta-feira. "Ela não queria conversar e estava assustada. Depois de muita conversa ela nos contou que ficou trancada na van a tarde inteira. Liguei outra vez para a mulher da van e ela confessou que tinha esquecido minha filha dentro do veículo", afirma. Ainda segundo ela, a van ficou no estacionamento da empresa. A menina chorou tanto de desespero que foi encontrada com a roupa toda molhada.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Luiz Henrique Nunes, a ocorrência será analisada como abandono de incapaz. Os proprietários da van foram intimados para depor. O G1 entrou em contato com a advogada que representa os donos da van. A informação recebida é que não os responsáveis pelo serviço de transporte não irão se manifestar.

A mãe contou que a criança passou por exame de corpo de delito onde se verificou que ela não sofreu nenhuma lesão física.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir