Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Represa de Cordeirópolis atinge nível mais baixo desde iníci
Reservatório do bairro Cascalho teve que parar de ser usado em junho. Município decretou estado de calamidade e faz rodízio diário de água.
Represa de Cordeirópolis atinge nível mais baixo desde iníci
Foto: g1.globo.com

A represa do bairro Cascalho, em Cordeirópolis (SP), atingiu nesta quinta-feira (24) o menor nível desde o início do período de estiagem, com 3,45 metros abaixo do limite do reservatório. O local costumava ser a principal fonte de abastecimento da cidade, mas em junho, por conta da falta d"água, foi substituída pela represa do Barro Pretro.
O município decretou estado de calamidade e emergência pública também em junho e, mesmo com a mudança na captação, a situação da cidade continua preocupante, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O órgão informou que nos próximos dias a fiscalização para coibir o uso irregular de água será intensificada. "Lembramos que está proibido na cidade lavar calçadas, veículos e vias públicas", afirmou o presidente do Saae, Giovane Genezelli.


Desde abril, o município tem rodízio no fornecimento de água com o bombeamento suspenso das 6h às 18h em dias alternados para as regiões norte e sul da cidade.
Projetos
O Executivo aposta na perfuração de poços artesianos para captar água. Uma dessas obras já foi iniciada e a Prefeitura ainda aguarda licença para fazer mais cinco. O município ainda pretende iniciar a captação de água na Bacia do Ibicaba, na região sul da cidade, projeto que inclui a construção de uma estação de tratamento, de reservatórios e distribuição. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2015.

Na quarta-feira (16), o prefeito Amarildo Zorzo (PV) se reuniu com membros do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado e apresentou as medidas que o Executivo pretende adotar para amenizar a situação da estiagem. O encontro serviu, segundo o Executivo, para facilitar a burocracia do Estado para que as obras sejam feitas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir