Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Excesso de velocidade é problema na Avenida JK em Juiz de Fo
Motoristas dirigem até 25% acima do limite, segundo PM. Settra informou que estuda aumentar radares no trecho
Excesso de velocidade é problema na Avenida JK em Juiz de Fo
Foto: g1.globo.com

A Avenida Juscelino Kubistchek, uma das principais ligações dos bairros da região Norte com o Centro de Juiz de Fora é uma preocupação constante de moradores e trabalhadores na área. Eles reclamam da imprudência dos motoristas que passam pelo local. Dados da Polícia Militar (PM) confirmaram a ocorrência de 235 acidentes na via, apenas entre janeiro e julho deste ano. Sobre as reclamações, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra) informou que está avaliando o reforço de sinalização no trecho.

Nesta quinta-feira (24), um trecho da Avenida JK ficou parcialmente interditado. Após um carro que seguia sentido Jóquei Clube frear, houve um engavetamento. Ninguém ficou ferido. De acordo com o frentista Brener Valle, é uma cena frequente no local. "Semana passada eu presenciei cinco acidentes só nesta região. A gente já até solicitou o radar, só que até hoje não teve solução. O pessoal não respeita, quer ultrapassar em local proibido, não respeita o pedestre, eles querem correr, só isso", contou.

Para o técnico em telefonia Fabiano Galvão, morador do Bairro Industrial, que também é cortado pela avenida, a imprudência dos motoristas aumenta o risco de quem passa pela JK. "É muito perigoso mesmo. Tem que tomar muito cuidado, prestar muita atenção, porque aqui a velocidade não é brincadeira, não", contou.

O comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PM), tenente José Lourenço Júnior, comentou que a JK está em condições ideais de uso e que os motoristas abusam. "A JK se encontra totalmente recapeada, sinalização de limitação de velocidade em perfeito estado. Então nós temos uma via muito boa que permite um deslocamento numa velocidade maior. No entanto, ela não foi projetada para isso, o que contribui para a ocorrência de acidentes", explicou. Ele disse ainda que o acompanhamento da PM comprovou o excesso de velocidade como principal problema. "É uma via onde se deve deslocar a, no máximo, 60 km/h. Nós constatamos que o deslocamento na maioria das vezes é feito em torno de 25% a mais que o limite máximo permitido. Os condutores deslocam aqui numa média de 75 km/h", disse.

Os radares são a tentativa de coibir a alta velocidade. E as multas aumentaram no trecho.
Segundo dados da Settra, foram 9.583 multas no primeiro semestre do ano passado e 10.014 no mesmo período de 2014. A secretaria informou, também, que é avaliada a instalação de mais radares na Avenida Juscelino Kubistchek. Hoje há seis equipamentos na avenida para monitorar três pontos nos bairros Francisco Bernardino, Jóquei Clube e Nova Era. A Settra informou que a sinalização no trecho foi revitalizada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir