Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2014

Frio avança, e fim de semana deve ter temperaturas negativas
Marcas oscilam entre -2ºC e 15ºC no sábado (26) e domingo (27) no estado. Tempo fica firme e seco, descartando possibilidade de neve na serra gaúcha
Frio avança, e fim de semana deve ter temperaturas negativas
Foto: g1.globo.com

Uma onda de ar polar já toma conta do Rio Grande do Sul e prevê um fim de semana de frio intenso em todas as regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o declínio acentuado das temperaturas em várias cidades gaúchas, podendo haver, inclusive, marcas negativas.

De acordo com os meteorologistas, o fenômeno vai provocar geada no amanhecer dos próximos dias. O tempo fica firme e ensolarado, com instabilidade apenas no Litoral Norte. A possibilidade de neve foi afastada, segundo os meteorologistas, porque o tempo está seco.

Para que o fenômeno ocorra, é necessária a combinação entre frio e umidade


O destaque ficará mesmo por conta das baixas temperaturas, com possibilidade de marcas negativas durante o final de semana. No sábado (26), a temperatura pode chegar a -2ºC em
São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 4º e 12ºC. No domingo (27) a sensação de frio aumenta ainda mais. Não há risco de chuva.

O frio, portanto, deve superar o registrado na madrugada de sexta-feira (25). Segundo o Inmet, a temperatura mais baixa foi registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste, onde fez -0,7°C com sensação de -4°C. O índice foi o menor de todo o Brasil.
Ainda conforme o Inmet, a sensação térmica é a temperatura que as pessoas "sentem". Ela depende das condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos. Os meteorologistas alertam, porém, que a sensação térmica pode ser sentida de forma diferente por uma pessoa e outra. Por isso, os dados não são divulgados oficialmente.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir