Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Dubai, a Flórida e o Brasil
Dubai é uma pequena cidade localizada na Península Arábica. Trata-se de um lugar quente, quase que inóspito, cercado de areia por todos os lados. Há uns dez anos seria difícil encontrar pelo mundo afora quem sequer soubesse a localização
Dubai, a Flórida e o Brasil
Foto: www.maratimba.com

Mas eis que a lucidez de uma elite dirigente em poucos anos transformou um lugar inóspito em um verdadeiro oásis! Edifícios prodigiosos e hotéis luxuosos floresceram praticamente no meio do nada! Surgiram restaurantes e hotéis submarinos, parques aquáticos e até, para espanto geral, uma inacreditável estação de esqui na neve.
Os resultados não demoraram a aparecer: em 2007 a pequena cidade de Dubai recebeu em seus hotéis a impressionante massa de 5.863.509 turistas. Projeta-se já para 2015 um número de 15 milhões de turistas oriundos de todas as partes do planeta visitando aquela cidade.
Nos Estados Unidos, há algumas décadas, a Flórida era apenas um lugar bastante quente e seco. Mas buscou-se força exatamente na fraqueza - como turistas não buscam lugares úmidos e frios, lá estava, no defeito, a grande virtude daquela região.
E foi assim que surgiram parques temáticos, atrações sofisticadas e hotéis luxuosos. Esta política de longo prazo resultou em números vistosos: 76,8 milhões de turistas foram visitar a Flórida em 2004, e lá geraram espantosos US$ 57 bilhões.
Enquanto isso, o Brasil amarga um humilhante 41º lugar (dados de 2007) na relação de países que mais recebem turistas. Perdemos até da Croácia e da Tunísia! Só para termos uma pequena noção dos números, a cidade de Hong Kong recebeu, sozinha, 17,2 milhões de turistas. O Brasil inteiro, apenas cinco milhões. Só a Flórida, 76,8 milhões; o Brasil, 5 milhões! Dubai sozinho, 5,8 milhões; nosso país de norte a sul, apenas 5 milhões.
Deixamos de ganhar muito dinheiro com isso. Em 2007 a indústria do turismo movimentou US$ 856 bilhões, gerando renda e criando empregos em muitos países - e quase nenhum no nosso, que recebeu apenas 0,59% do total de turistas que viajaram pelo mundo.
É difícil de entender este quadro! O Brasil é belíssimo, tem um clima ameno e um povo acolhedor. Não nos faltam mão-de-obra, atrativos, espaço ou seja lá o que for. Até nossa localização geográfica ajuda: estamos a umas 8 ou 9 horas de vôo tanto dos Estados Unidos como da Europa.
A quem disser ser este quadro decorrente da falta de propaganda no exterior, responderia que não. E assim porque não há publicidade que consiga atenuar os efeitos do noticiário quase que diário sobre nossos inacreditáveis índices de criminalidade.
Seja em jornais de Taiwan, britânicos, norte-americanos, franceses, portugueses ou australianos, é corriqueiro encontrarmos expressões como "mais de 150 brasileiros são assassinados a cada dia" (Agência Reuters), "o Brasil é notório por suas altas taxas de criminalidade" (jornal Taipei Times), etc.
Aliás, há um estudo da Fundação Getúlio Vargas neste sentido, comprovando que quanto mais se mata no Brasil menor o fluxo de turistas! Assim, entre 1987 e 1994, o número de homicídios no Rio de Janeiro triplicou. Não por acaso, o número de turistas encolheu 17%. Estes dados se repetiram entre 1988 e 1990. O número de homicídios no Rio de Janeiro dobrou, e o número de turistas diminuiu 37%.
Diante deste quadro fico a pensar até quando o Brasil adiará o já inadiável debate que se impõe sobre esta espantosa taxa de criminalidade que nos macula e infelicita, colocando a risco o próprio desenvolvimento nacional.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir