Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

HRW denuncia torturas no Brasil e acusa 150 policiais
Human Rights Watch denunciou 64 casos de torturas e viola��es dos direitos humanos ocorridas no Brasil nos �ltimos quatro anos
HRW denuncia torturas no Brasil e acusa 150 policiais
Foto: g1.globo.com

Bras�lia - A organiza��o Human Rights Watch denunciou nesta segunda-feira 64 casos de torturas e viola��es dos direitos humanos ocorridas no Brasil nos �ltimos quatro anos, e afirmou que pelo menos 150 policiais estariam envolvidos.

A den�ncia est� em um comunicado enviado pelo grupo de direitos humanos � presid�ncia e ao Congresso Nacional, e foi entregue tamb�m a v�rios meios de comunica��o.

Segundo Human Rights Watch, os casos denunciados ocorreram nos estados de S�o Paulo, Rio de Janeiro, Esp�rito Santo, Paran� e Bahia desde 2010 e em 40 deles foram verificadas situa��es de tortura f�sica, enquanto os 24 restantes estavam relacionados a "tratamentos cru�is, desumanos e degradantes".

A nota afirma que um dos m�todos de tortura mais frequentes em delegacias e pris�es brasileiras � o uso de sacolas pl�sticas para provocar quase asfixia, mas identificou tamb�m choques el�tricos e queimaduras realizadas com diversos instrumentos.

A nota afirmou que a maioria dos casos denunciados ocorreu durante o primeiro dia de deten��o, e por isso pediu que o Congresso aprove em car�ter de urg�ncia um projeto de lei que prop�e que todo detido seja posto � disposi��o de um juiz em um prazo m�ximo de 24 horas ap�s a pris�o.

As den�ncias da Human Rights Watch foram tornadas p�blicas tr�s dias depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar a cria��o de um comit� para prevenir a tortura em delegacias e pris�es, assim como em centros psiqui�tricos e geri�tricos do pa�s.

O comit� � integrado por 23 pessoas, 11 delas designadas pelo governo e 12 por organismos civis de direitos humanos, e ser� respons�vel por recomendar medidas para erradicar a tortura e zelar pelo cumprimento desses princ�pios.

Ao fazer o an�ncio, na sexta-feira, Dilma Rousseff afirmou que a tortura � "um c�ncer que compromete toda a sociedade e destr�i os la�os de civiliza��o" da sociedade.

"Uma sociedade que tortura � uma sociedade que se corr�i interiormente, que se devora interiormente", afirmou a presidente, que foi v�tima de tortura durante a ditadura militar, quando passou quase tr�s anos presa, entre 1970 e 1972.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir